X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Vacina contra sarampo para crianças e adolescentes hoje

| 10/02/2020 10:06 h | Atualizado em 10/02/2020, 10:27

Jovem é vacinado em posto de saúde
Jovem é vacinado em posto de saúde |  Foto: Leone Iglesias/Arquivo AT 11/08/19
Diante da preocupação com o surto de sarampo que atingiu o País no ano passado, os postos de saúde de todo o Espírito Santo iniciam hoje uma campanha de vacinação contra a doença. O objetivo é imunizar crianças a partir de 5 anos e jovens até os 19, atingindo cerca de 39 mil pessoas.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus que pode levar o paciente à morte. No ano passado, 13.489 casos foram registrados e 15 pessoas morreram no Brasil, que perdeu o status de país livre da doença.

A situação foi menos intensa no Estado, que teve 305 notificações de casos suspeitos, mas confirmou somente dois. Apesar disso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) quer garantir que a doença não se espalhe pelas cidades capixabas.

“O vírus ainda está em circulação no País e temos de bloqueá-lo. Conseguimos esse bloqueio no ano passado, mesmo com a epidemia em outros estados”, ressaltou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo.

A coordenadora ressaltou que os dois casos registrados no Espírito Santo foram de pessoas infectadas em outros estados.
“Não houve a entrada do vírus aqui por conta da cobertura vacinal e das medidas de controle para evitar outros casos a partir desses dois”, afirmou Danielle.

Em 2019, foram vacinadas as duas faixas etárias com mais incidência da doença: crianças menores de 5 anos e jovens de 20 a 29 anos. Com isso, o atual público-alvo de vacinação até dia 13 de março é da faixa entre os 5 e 19 anos.

“É um público que já deveria ter tomado essa vacina na infância, mas temos uma estimativa de que 5% não tomou. Com isso, trabalhamos com um número que pode chegar em torno de 39 mil vacinas”, ressaltou Danielle Grillo.

Já no segundo semestre deste ano, o público-alvo da campanha será a faixa entre 30 e 59 anos.
Postos

As vacinas estarão disponíveis em 493 salas de vacinas em todo o Estado. Em Vitória, todas as 28 unidades de saúde participarão da campanha. As pessoas podem se dirigir até a unidade mais próxima de segunda a sexta-feira ou marcar o horário da vacinação através do agendamento on-line.

Em Vila Velha, a vacinação vai das 7h às 16h30 em 17 unidades de saúde. Já em Cariacica e na Serra, a imunização acontece entre 8h e 16h, também de segunda a sexta.

São 493 salas de vacinação no Estado

O que é sarampo?

  • É uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal e levar à morte.

Como é a transmissão?

  • Ocorre quando o doente tosse, fala ou espirra próximo de outra pessoa.

Quais são os sintomas?

  • Os principais são: febre e tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.
  • Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Como se prevenir?

  • A única maneira é pela vacina.

Vacinação

  • A vacinação contra o sarampo vai acontecer em 493 salas de vacinas em todo o Estado, de segunda a sexta-feira.
  • Em Vitória, acontece em todas as 28 unidades de saúde, das 8h às 17h, ou com agendamento on-line.
  • Em Vila Velha, vai das 7h às 16h30 em 17 unidades, com exceção da Prainha e de Jardim Colorado.
  • Em Cariacica, das 8h às 15h30, será nas unidades de Bela Vista, Nova Rosa da Penha II, Nova Brasília, Oriente, Rio Marinho, Jardim América, Santa Fé, São Francisco, Porto de Santana, Itapemirim e Jardim Botânico.
  • Na Serra, nas unidades regionais das 8h às 16h; e nas unidades básicas, de acordo com o horário da sala de vacina de cada uma delas.
Fonte: Governo do Estado e prefeituras.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

MATÉRIAS RELACIONADAS