X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

ATENÇÃO

Para sua segurança, a partir do dia 24/06, o acesso ao portal TRIBUNA ONLINE, ao CLUBE DE VANTAGENS e ao APP A TRIBUNA DIGITAL será feito usando o seu e-mail como login e o seu CPF ou CNPJ como senha. Dúvidas: Whatsapp para 27 99583-2597 ou ligue pelo 27 3323-6333.

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ESPECIAIS Carnaval 2025 São João 2025
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA JT1 JT2 BRASIL URGENTE JOGO ABERTO BEM VOCÊ O melhor no nordeste Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
  • INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial fale conosco Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • COLUNAS
  • Programação
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • NOTÍCIAS
  • COLUNISTAS AutoMotor EU E ELAS DR. JOÃO RESPONDE GILMAR FERREIRA FALANDO DE DIREITO NUTRIDICAS JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO MUNDO DIGITAL PAPO DE FAMÍLIA NEGÓCIO RURAL OLHARES COTIDIANOS PEDRO VALLS FEU ROSA PLENÁRIO SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI OPINIÃO ECONÔMICA OPINIÃO INTERNACIONAL TRIBUNA LIVRE
  • Cidades Saúde Educação Esportes ESPORTE CAPIXABA COPA DO MUNDO DE CLUBES TABELA DO BRASILEIRÃO Turismo Polícia Economia Política Entretenimento FAMOSOS RECEITAS NA REDE Bombou na rede Horóscopo do Dia Loterias Brasil CIÊNCIA E TECNOLOGIA Internacional
  • PROJETOS ENTRE PRATOS & VINHOS CAÇADORES DE DESTINOS CUIDE-SE BEM A TRIBUNA NAS ESCOLAS Negócio Rural 150 ANOS MIGRAÇÃO ITALIANA Prêmio Artesanato TRIBUNA OPEN DE BEACH TENNIS Corrida Tribuna Ruas Da Cidade
  • TV TRIBUNA Fique por Dentro TN1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Negócio Rural CAÇADORES DE DESTINOS Circulando Entre Pratos & Vinhos EU E ELAS MAIS DESIGN VIVA MAIS SUPERAÇÃO VOCÊ COM VANESSA COSLOP
  • RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL Capa do Dia Versão Digital Cadernos especiais Edições anteriores CENTRAL DO ASSINANTE Enem 2024
  • PODCASTS
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL Equipe multimídia Comercial fale conosco Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 23°C VITÓRIA
  • TV Tribuna
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • CLUBE
  • Trânsito
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

"Um momento muito emocionante", diz mãe após engenheiro capixaba sair do coma

foto autor
05/02/2020 - 9:41 • Atualizada em 05/02/2020 às 15:39

Ouvir

Escute essa reportagem

Um alívio. É dessa forma que Maria Laura Teles Ribeiro, de 61 anos, mãe do engenheiro metalúrgico Luiz Felippe Ribeiro, de 37, se sente com a melhora do filho.

O capixaba, que está internado em estado grave desde o último dia 27 de dezembro, em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) saiu do coma. Luiz Felippe, porém, não tem previsão de ter alta.

Imagem ilustrativa da imagem "Um momento muito emocionante", diz mãe após engenheiro capixaba sair do coma
Maria Laura e Luiz Felippe. |  Foto: Reprodução/Facebook

O capixaba teve paralisia da face, pernas e braços, após ingerir a cerveja Belorizontina, produzida pela cervejaria mineira Backer.

O engenheiro estava em coma, desde que chegou ao hospital, após os primeiros sintomas da intoxicação: dores abdominais, insuficiência renal aguda, náuseas e diarreia. O sogro de Luiz Felippe, o bancário Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos, morreu por conta do mesmo problema.

O estado de saúde de Luiz Felippe ainda é grave, mas estável. Segundo a mãe, os médicos estão dando esperanças de melhora.

“Ele está fazendo fisioterapia e todo tipo de tratamento está sendo feito para combater a substância”, explicou a mãe do engenheiro capixaba.

A substância a qual ela se refere é o dietilenoglicol, que é tóxico, e é utilizado por suas propriedades anticongelantes. A substância foi identificada em mais de 40 lotes da cerveja produzida pela Backer.

A família comemora que Luiz Felippe está há cinco dias sem precisar fazer hemodiálise, além de ter saído do coma.

“Ele interage todos os dias com os amigos e a família. Como ele está sem movimento algum do pescoço para baixo, só consegue usar a cabeça e o piscar dos olhos para responder”, comentou a mãe.

O engenheiro está sendo tratado em Belo Horizonte (MG), onde mora com a mulher.

“A cura dele virá aos poucos, tendo em vista que a substância é muito agressiva ao corpo. Graças a Deus, o tratamento está bem adiantado. Só por ter saído do coma, estamos aliviados”, disse Maria Laura.

A família e os amigos estão fazendo correntes de orações e contando com a ajuda dos médicos para manter a esperança de uma melhora ainda maior no quadro de Luiz Felippe.

“Um momento muito emocionante”

A mãe, Maria Laura Teles Ribeiro, de 61 anos, se sente aliviada pela recuperação do filho, Luiz Felippe Ribeiro, de 37. O engenheiro capixaba, que mora em Belo Horizonte (MG), estava em coma, quando deu entrada no hospital, por conta da intoxicação por dietilenoglicol, presente nas cervejas produzidas pela Backer.

A Tribuna – Como foi o momento que a senhora recebeu a notícia que o seu filho estava fora do coma? Como se sentiu?

Maria Laura Teles – Foi um momento muito emocionante, de muito alívio. Ficamos bastante surpresos, principalmente, porque foi bem rápido, ao ver dos médicos. Isso nos trouxe muita paz, saber que ele está lutando.

Como ele interage com a família e os amigos? Existe essa posibilidade?
Ele está totalmente parado do pescoço para baixo, e não consegue falar nenhuma palavra. Mas consegue mexer a cabeça e piscar os olhos. Essa foi a maneira que encontramos para conversar com ele. Todos os dias ele interage conosco.

Como os médicos avaliam o processo de recuperação?
Ele estava em coma desde o dia 27 de dezembro, então agora será um processo muito demorado e bem difícil.

Como o estado de saúde dele ainda é grave, ele ainda está sob observação. Mas, para nós, só de ter acordado já faz uma diferença enorme.

Nós rezamos muito, e os médicos nos dão esperança de melhoras para ele. Ele ainda não tem previsão de alta e continua na UTI.

O sogro do Luiz Felippe acabou morrendo por conta desse problema, da intoxicação. Agora que o Luiz acordou do coma, como a família está se sentindo? Ainda há um clima tenso, de perda, ou já é de mais esperança?

Estamos muito melhores agora, e muito mais unidos para a recuperação dele. Agora estamos juntos, todos os familiares e os amigos, em uma corrente de orações para levar energias boas a ele. É nisso que estamos focando. Os médicos e a minha fé são o que me mantêm esperançosa pela recuperação do meu filho.

Que tipo de tratamento o Luiz Felippe está passando agora?
No momento, ele está fazendo todo tipo de tratamento imaginável para tirar a substância do corpo, porque é muito agressiva. Mas eu conto muito com os médicos e com Deus para a melhora dele.

Imagem ilustrativa da imagem "Um momento muito emocionante", diz mãe após engenheiro capixaba sair do coma
|  Foto: Divulgação
Entenda o caso

Contaminação

  • As contaminações nas cervejas produzidas pela Backer, como Belorizontina e Capixaba, começaram a aparecer no final do ano de 2019, quando 10 homens, com idade entre 23 e 76 anos, foram internados em Minas Gerais com os mesmos sintomas.
  • Os sintomas incluem desconforto gastrointestinal, insuficiência renal aguda e alterações neurológicas. Outros apresentam paralisias da face, braços e pernas.
  • Seis pessoas morreram em decorrência da intoxicação por dietilenoglicol, substância encontrada nas cervejas e utilizada por suas propriedades anticongelantes.

Investigações

  • O último boletim de investigação da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que foram notificados 30 casos suspeitos de intoxicação por dietilenoglicol. Quatro casos foram confirmados e os 26 restantes continuam sob investigação. A Polícia Civil está responsável pela investigação do caso.
  • Até o momento, foram constatados mais de 40 lotes de cerveja que possuem as substâncias dietilenoglicol e monoetilenoglicol em sua composição. As duas são utilizadas para o processo de resfriamento das cervejas.
  • Em decorrência da investigação, a cervejaria Backer foi interditada por tempo indeterminado, e todas as cervejas foram tiradas de circulação, independente de marca ou lote.

Seis mortes confirmadas

  • Das seis mortes confirmadas por suspeita de intoxicação pela cerveja, duas tiveram identidades reveladas.
  • A primeira foi a do bancário Paschoal Dermatini Filho, de 55 anos, sogro do engenheiro capixaba Luiz Felippe Ribeiro, de 37. A segunda foi o juiz João Roberto Borges, de 74 anos.
  • Luiz felippe ribeiro esteve em coma, desde a data de sua entrada no hospital, 27 de dezembro de 2019. No entanto, o estado de saúde dele ainda é grave, porém estável. A família afirma que ele consegue se comunicar apenas mexendo a cabeça e com o piscar dos olhos.
  • Segundo a mãe de Luiz Felippe, Maria Laura Teles Ribeiro, de 61 anos, os médicos acreditam na recuperação dele, ainda que seja um processo lento e complexo.
  • O capixaba não tem previsão de alta.
Fonte: Governo de MG, pesquisa AT e Maria Laura Teles Ribeiro, mãe de Luiz Felippe.
Receba notícias pelo Telegram Receba notícias pelo Telegram
Receba notícias pelo Whatsapp Receba notícias pelo Whatsapp
google-news-icone

Siga-nos no Google Notícias

Siga-nos no Google Notícias

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024

COLUNAS

Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Política Economia Empregos e Estágios Esportes Esporte Capixaba COPA DO MUNDO DE CLUBES Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Famosos Agenda Cultural Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Minuto TN Tribuna Manhã Brasil Urgente ES Caçadores de Destinos Circulando Entre Pratos & Vinhos Eu e Elas Negócio Rural Viva Mais Mais Design Você Com Vanessa Coslop Superação
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Clube de Vantagens Edições Anteriores Central do Assinante Enem 2024
COLUNAS Cláudio Humberto Coluna do Estadão Doutor João Responde Gilmar Ferreira Martha Medeiros Painel da Folha de São Paulo Papo de Família Sexo & Saúde Tribuna Livre Mundo Digital Fonte Grande Nutridicas Plenário Economia ES AUTOMOTOR EU E ELAS
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

PERNAMBUCO

COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
PERNAMBUCO COLUNA AUTOMOTOR, COM JORGE MORAES Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João 2025
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista CHEGUEI CHEGANDO
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM