Tecnologias para identificar e tratar doenças a partir de janeiro no SUS e planos
Aparelhos mais modernos e uso da Inteligência Artificial prometem mais agilidade e segurança no diagnóstico e tratamento
O ano de 2026 marca um novo momento para a saúde no Estado, com a incorporação de tecnologias avançadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e nos planos de saúde.
Equipamentos modernos, soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA) e diagnósticos cada vez mais precisos prometem identificar e tratar doenças com mais rapidez e segurança.
A Unimed Vitória adquiriu um equipamento líder de mercado e modernizou o Centro de Hemodinâmica do Hospital Unimed Vitória com tecnologia de ponta.
O novo equipamento de hemodinâmica, modelo Azurion 5, da Philips, conta com softwares avançados para tratamento de imagens e processamento de dados em fibra óptica, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no diagnóstico.
O diretor técnico do Hospital Unimed Vitória, o médico Alceuleir Cardoso de Souza, ressalta que o Centro de Hemodinâmica é um ambiente altamente especializado, onde são realizados procedimentos minimamente invasivos guiados por imagens de alta precisão.
O Hospital Vitória Apart, do grupo Athena Saúde, firma parceria com a Neomed, plataforma de telemedicina especializada em laudos remotos de eletrocardiogramas (ECG), e dá um passo na integração da IA à rotina médica.
Com o novo sistema, laudos críticos podem ser emitidos em até cinco minutos.
A IA atua como um primeiro leitor dos exames, identificando alterações que indicam situações graves, como infarto agudo do miocárdio, arritmias severas e bloqueios cardíacos.
“Quando há suspeita, o caso é imediatamente priorizado por um cardiologista humano da equipe remota, que confirma (ou não) o diagnóstico e emite o laudo final”, explica Vitor Dornela, cardiologista do Hospital Vitória Apart.
Em janeiro, o Hospital São Francisco, da Rede Meridional, em Cariacica, passará a contar com um novo setor de imagem, equipado com tomografia computadorizada de última geração, que alia alta qualidade de imagem a exames mais rápidos e precisos.
Com diferentes projetos na área de inovação, a MedSênior, plano de saúde especializado no público 49+, está testando uma solução tecnológica que utiliza a IA para analisar imagens de exames oftalmológicos e auxiliar na detecção de doenças oculares e sistêmicas.
“Com a identificação precoce e o diagnóstico mais preciso, você envolve outras áreas da assistência, sendo capaz de estabelecer tratamentos específicos por especialidade, criar linhas de cuidado e implementar ações de medicina preventiva”, explica o oftalmologista Fabiano Cade Jorge, diretor da MedSênior, doutor em Oftalmologia pela Unifesp/Harvard e um dos responsáveis pela implantação do projeto.
O que vem por aí
Rede privada
Unimed Vitória
Novo equipamento de hemodinâmica
Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a Unimed Vitória adquiriu o equipamento – modelo Azurion 5, da Philips – e modernizou o Centro de Hemodinâmica do Hospital Unimed Vitória com tecnologia de ponta.
O aparelho conta com softwares avançados para tratamento de imagens e processamento de dados em fibra óptica, garantindo mais eficiência, segurança e qualidade no diagnóstico.
Além de elevar o padrão tecnológico dos procedimentos cardiovasculares, vasculares, neurointervencionistas e de radiologia intervencionista realizados na unidade, a nova aquisição também ampliará a capacidade de atendimento.
“A tecnologia permite maior mobilidade do arco e melhor captação em diferentes ângulos, garantindo imagens mais amplas, detalhadas e precisas. Outro diferencial é a redução significativa da exposição radiológica, beneficiando tanto os pacientes quanto as equipes assistenciais”, disse o diretor técnico do Hospital Unimed Vitória, o médico Alceuleir Cardoso de Souza.
Capacidade ampliada
Entre janeiro e novembro deste ano, o Hospital Unimed Vitória realizou mais de 2.400 atendimentos nas salas de hemodinâmica, sendo aproximadamente 50% deles voltados para cardiologia.
Rede Meridional
Setor de imagem próprio
Em 2026, o Hospital São Francisco da Rede Meridional, em Cariacica, passa a contar com um setor de imagem próprio, que antes era terceirizado. O novo setor oferece os exames de raio X, tomografia e ultrassonografia, com foco em tecnologia de ponta e agilidade.
Os principais diferenciais do setor são a modernização tecnológica, com novos equipamentos de alta precisão; corpo clínico especializado e equipe técnica própria; facilidade no agendamento dos exames; atendimento ampliado, com exames eletivos fora do horário comercial, inclusive durante a madrugada; e entrega mais rápida de laudos de tomografia e ressonância de todo o Estado.
Segundo o diretor de operações da Kora Saúde, Márcio Machado, com a modernização, o objetivo é absorver a demanda hospitalar de radiologia e desenvolver a clínica de radiologia eletiva na região de Campo Grande, Jardim América e entorno.
Hospital Vitória Apart
Laudos remotos de eletrocardiogramas
O Hospital Vitória Apart, do grupo Athena Saúde, firmou uma parceria com a Neomed, plataforma de telemedicina especializada na emissão de laudos remotos de eletrocardiogramas (ECG).
A iniciativa representa mais um avanço na incorporação da inteligência artificial (IA) à rotina médica, ao unir tecnologia e agilidade no atendimento a pacientes com emergências cardíacas.
Com a plataforma digital, todos os eletrocardiogramas ficam armazenados de forma organizada e acessível para auditoria, revisão ou acompanhamento evolutivo.
No hospital
Outra novidade é a unidade do Hospital Vitória Apart em Vila Velha, que abrirá as portas ao público em março. O empreendimento faz parte da expansão do grupo Athena Saúde no Espírito Santo.
Na primeira fase de operação, o hospital contará com 30 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI adulto, pronto-socorro adulto e pediátrico, além de centro cirúrgico. A projeção é de expansão gradual, podendo alcançar até 190 leitos hospitalares.
Rede privada
MedSênior
IA para detectar doenças oftalmológicas
Está testando uma solução tecnológica que utiliza a IA para analisar imagens de exames oftalmológicos e auxiliar na detecção de doenças oculares e sistêmicas.
A proposta é automatizar etapas de diagnóstico, acelerar triagens e, com isso, ampliar o acesso a uma saúde mais preventiva e integrada.
A retinografia pode identificar diversas condições, como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), glaucoma, retinopatia hipertensiva, oclusões vasculares da retina, edema de mácula, descolamento de retina, neuropatia óptica e tumores oculares, além de refletir sinais de doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão arterial, dislipidemias, doenças autoimunes, HIV e anemia falciforme.
A tecnologia em fase de testes na MedSênior vai além do suporte diagnóstico.
São Bernardo Samp
Continuidade
Em 2026, a São Bernardo Samp dará continuidade à ampliação do seu programa de transformação digital, fortalecendo o uso de biometria nas autorizações de consultas e exames, expandindo as guias digitais e aprimorando os protocolos automatizados de controle de custos, com foco em mais eficiência, segurança e qualidade no atendimento aos beneficiários.
“Implantamos tecnologia para garantir segurança, velocidade, qualidade e redução de custo. A biometria evita fraudes e direciona o beneficiário para prestadores com melhor qualidade e custo, permitindo uma administração mais eficiente de recursos”, explica Fernando Aguiar, diretor comercial e marketing da São Bernardo Samp.
Best Sênior Espírito Santo
Ampliação
Para 2026, está prevista a ampliação e fortalecimento da rede credenciada para melhor atendimento de seus beneficiários.
Ampliação dos programas de prevenção e monitoramento de doenças, buscando a diminuição do risco de internações e coordenando a jornada de cuidado do beneficiário.
Unimed Sul Capixaba
Transformação digital
Para o ano que vem, a estratégia de transformação digital seguirá prioritariamente com investimentos em cybersegurança e com a evolução da trilha de automações de processos com uso de multiagentes de inteligência artificial, além de aprimorar a governança de dados, segundo Alex Faria Cordeiro, gerente de Estratégia, Inovação e Projetos da Unimed Sul Capixaba.
Bluzz Saúde
Expansão
Para 2026, a Bluzz Saúde projeta um novo ciclo de consolidação e expansão estratégica. A empresa, que já atua em Vitória e Serra, ampliou sua presença com a inauguração da clínica de Linhares, neste mês, e prepara a abertura de uma nova unidade em Vila Velha, em janeiro.
Na sequência, a chegada a Cariacica reforçará a atuação na Grande Vitória.
Sistema Único de Saúde (SUS)
HEUE
Novos equipamentos
Entre as novidades previstas para o Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas (HEUE), em Vitória, está a prancha ortostática - uma espécie de maca que se inclina até a posição vertical -, uma impressora 3D para a impressão de modelos que vão contribuir para as cirurgias bucomaxilofaciais, bem como para a construção de modelos que ajudem na imobilização de fraturas.
Pesquisas
Algumas pesquisas clínicas em andamento, como no caso do medicamento Biperideno, potencial para prevenir epilepsia após traumatismo cranioencefálico (TCE) seguem em andamento, bem como uma terapia regenerativa utilizando células do próprio paciente (autólogas, derivadas da medula óssea ou tecido adiposo) para pacientes com membros ameaçados de amputação.
Himaba
Tomógrafo
O Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba) inicia 2026 com tecnologia de ponta para ampliar a identificação e o tratamento de doenças, com a operação de tomógrafo adquirido pelo governo do Estado, com investimento de R$ 2,5 milhões.
O equipamento, da marca Canon (modelo Aquilion Serve, 80 canais), utiliza recursos de Inteligência Artificial para gerar imagens de alta definição, reduzir ruídos, otimizar a dose de radiação e acelerar a realização dos exames.
A tecnologia possibilita diagnósticos mais rápidos, precisos e seguros, especialmente em casos de alta complexidade, como cardiopatias, exames neurológicos e vasculares.
Emergência qualificada
No próximo ano, o Himaba dará continuidade à participação na iniciativa Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde executado de forma colaborativa pelos hospitais BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hospital Moinhos de Vento (HMV) e Hospital Sírio-Libanês (HSL), no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).
A iniciativa tem como objetivos reduzir a superlotação, eliminar desperdícios, diminuir tempos de espera e ampliar a resolutividade dos atendimentos.
A participação no projeto busca qualificar o pronto-socorro do Himaba com base nos princípios Lean e no uso de ferramentas como Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM), 5S, gestão visual, fluxo contínuo e ciclos Kaizen, apoiando as equipes no redesenho de processos, na criação de rotinas sustentáveis e na melhoria contínua da entrega de valor ao paciente.
SUS
Hucam-Ufes
Cirurgia por robótica
A instituição busca em 2026 realizar a aquisição de equipamento para realização de cirurgia robótica.
Eletroestimulador no CTI
Está em fase de implantação o eletroestimulador no Centro de Terapia Intensiva (CTI), sendo uma nova solução para a fisioterapia do CTI. O Hucam-Ufes é o primeiro hospital do Estado a implementar essa tecnologia dentro das UTIs.
Angiógrafo
É um equipamento moderno utilizado em hospitais para diagnóstico e tratamento de doenças do coração e dos vasos sanguíneos, de forma minimamente invasiva, ou seja, sem grandes cirurgias.
Mamografia com tomossíntese
É uma tecnologia moderna que aprimora o exame tradicional das mamas, sendo hoje uma das principais ferramentas para a detecção precoce do câncer de mama.
Diferente da mamografia convencional, a tomossíntese produz imagens em 3D, obtidas a partir de vários ângulos da mama. Isso permite ao médico visualizar o tecido mamário em “camadas”, reduzindo a sobreposição de estruturas e aumentando a precisão do diagnóstico, especialmente em mulheres com mamas densas.
Hospital São José
Acelerador linear
Localizado em Colatina, o hospital recebeu o acelerador linear que integrará o novo serviço de radioterapia da instituição, complementando os tratamentos já oferecidos na atual unidade de oncologia.
Com o início das operações em 2026, a instituição estará apta a atender cerca de 65 pacientes por mês, totalizando cerca de 800 sessões de radioterapia por ano.
Prefeitura de Vitória
Serviços e inovação
O município segue investindo em inovação e tecnologia, além de ampliar o acesso aos serviços de saúde e garantir atendimento mais perto de casa. Em 2026, serão entregues duas novas unidades de saúde — Santo Antônio e Grande Vitória —, além do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI).
Também está prevista a ampliação do monitoramento contínuo de glicose por meio do sistema Libre, garantindo mais autonomia, segurança e qualidade de vida às pessoas com diabetes.
Por meio desse sistema, os pacientes usam um pequeno sensor indolor no braço para medir glicose, eliminando a necessidade de picadas frequentes no dedo, oferecendo leituras instantâneas, dados de tendência e histórico, auxiliando pessoas com diabetes a gerenciar melhor sua condição.
Telemedicina
Outro avanço em 2026 será a implantação da telemedicina nas unidades de saúde, permitindo atendimentos remotos, acompanhamento clínico e suporte especializado, reduzindo deslocamentos desnecessários e ampliando o acesso, especialmente para usuários com dificuldades de mobilidade.
Prefeitura da Serra
O município vai inovar em 2026 ao iniciar a disponibilização do implante anticoncepcional subdérmico Implanon na rede pública, por meio do SUS, ampliando as opções de tecnologias em saúde voltadas ao planejamento reprodutivo.
No início do ano, será iniciada a capacitação dos profissionais médicos da rede municipal para a utilização do método. O Implanon é um pequeno bastão inserido sob a pele do braço, que libera o hormônio progesterona (etonogestrel) de forma contínua, proporcionando proteção contraceptiva prolongada.
Prefeitura de Vila Velha
A Prefeitura lança, a partir de fevereiro, o “Informações sobre Medicamentos”, ferramenta interativa disponível no site oficial do município que permitirá à população consultar, em tempo real, a disponibilidade de medicamentos nas unidades de saúde da rede municipal.
A consulta será simples: basta selecionar o nome do medicamento e a unidade desejada para visualizar o estoque disponível.
Prefeitura de Cariacica
A rede municipal de saúde de Cariacica passará a ofertar, a partir de 2026, o Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista – TEA (SERDIA).
Integrante da política do SUS no Espírito Santo, o serviço tem como objetivo ampliar o acesso e humanizar o cuidado, com atendimento multidisciplinar nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional, além de suporte às famílias.
A porta de entrada será a unidade básica de saúde (UBS), priorizando a intervenção precoce e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e TEA.
O SERDIA será realizado nas dependências da entidade Cariacica Down. O encaminhamento dos pacientes ocorrerá diretamente pelas UBS, por meio do sistema municipal de regulação.
No cuidado às crianças com diabetes tipo 1, o município disponibiliza sensores para monitoramento contínuo da glicose. O serviço será mantido e ampliado em 2026, reforçando a assistência e o acompanhamento desses pacientes.
Além disso, implantado em 2025, o serviço de telemedicina da rede municipal de saúde também será ampliado em 2026, contribuindo para a ampliação do acesso, agilidade no atendimento e fortalecimento da atenção à saúde no município.
Prefeitura de Viana
O município está investindo na modernização e ampliação do atendimento médico à população com a implementação das teleconsultas.
Além disso, está expandindo o serviço com a instalação de duas novas salas de atendimento de teleconsulta, localizadas nas UBS de Vila Bethânia e Viana Sede, além da Policlínica em Marcílio de Noronha.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários