X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Técnicos e auxiliares de enfermagem decretam greve em 3 hospitais da Grande Vitória


Técnicos e auxiliares de enfermagem decretaram greve a partir de terça-feira (9) nos hospitais Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, Evangélico, em Vila Velha, e na Maternidade de Cariacica.

Imagem ilustrativa da imagem Técnicos e auxiliares de enfermagem decretam greve em 3 hospitais da Grande Vitória
Trabalhadores do Jayme Santos Neves realizaram um novo protesto na manhã desta sexta-feira (5). |  Foto: Divulgação

A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do Espírito Santo (SITAEN-ES) que informou que vai dar um prazo de 72 horas a partir de hoje para iniciar a greve.

O Sitaen-ES disse ainda que será mantido 90% do funcionamento na UTI de Covid-19 e no Pronto-socorro. Nos demais setores, o funcionamento será reduzido para 30% ou 40% respeitando a lei de greve.

Na manhã desta sexta-feira (5), a categoria se reuniu em frente ao hospital Jayme Santos Neves e realizou mais um protesto. Os trabalhadores estavam em estado de greve desde a semana passada. O movimento teve início no Jayme, mas ganhou a adesão dos profissionais dos outros dois hospitais, administrados pela Associação Evangélica Beneficente Espirito-Santense (AEBES).

O sindicato afirma que a associação se nega a atender as revindicações sobre falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, sobre o alto índice de profissionais infectados pela Covid-19, sobre as diversas demissões de técnicos que estão no grupo de risco, entre eles pessoas com mais de 60 anos e prestes a se aposentar, sobre o corte de pagamento de benefícios como feriado em dobro e baixo salário. Desde 2017 que os trabalhadores não recebem reajuste.

O sindicato que representa os Auxiliares e Técnicos em Enfermagem informou que já participou de três negociações com a empresa AEBES que foram mediadas pelo ministério Público do Trabalho. A última negociação aconteceu na quarta-feira (3), mas não houve acordo.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que "a direção do Hospital Estadual Jayme Santos Neves informa que, ao longo dos meses, vem tentando negociar com o Sindicato as demandas, inclusive, tendo feito uma nova proposta de reajuste salarial na última quarta-feira (03). O hospital esclarece que, até o momento, não recebeu nenhuma notificação formal do sindicato sobre o movimento paradista, e percebe que há uma baixa adesão da categoria a esse movimento. Ademais, o hospital está funcionando normalmente com o quadro completo de profissionais".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: