Só 32% do público-alvo tomou vacina contra gripe no ES
Objetivo é superar os 56,5% do ano passado até o dia 31 de maio
Escute essa reportagem
A pouco mais de um mês para o fim da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que seguirá até o dia 31 de maio, somente 32,40% da população-alvo tomou a vacina no Espírito Santo.
Os dados foram confirmados pelo subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso. De acordo com Orlei, a meta de cobertura vacinal é de 90%, ou seja, está quase 60% abaixo do ideal, alerta.
Idosos, gestantes, crianças menores de cinco anos e pessoas com doenças crônicas estão entre o público prioritário para a vacinação contra o vírus influenza.
“Ano passado, ficamos com 56,5%. Para 2024, esperamos melhorar a cobertura vacinal contra a influenza, mas ainda nos deparamos com um ambiente repleto de notícias falsas em relação à vacinação. Estamos empenhados na conscientização e no combate à desinformação”, revela o subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde.
A infectologista Rubia Miossi revela que, no dia a dia hospitalar, acompanha pacientes com quadros graves de gripe, que chegam à morte em razão da falta de vacinação em dia.
“A falta da vacinação ainda é um dos dados mais importantes na hora de se pensar qual é o risco da pessoa morrer de gripe ou de covid hoje. É uma situação que não era para acontecer porque são duas vacinas que são gratuitas, principalmente para as populações de risco”.
A médica reforça que, para evitar maiores complicações à saúde, a vacinação é imprescindível à população.
Comentários