X

Olá, faça o seu cadastro para ter acesso a este conteúdo

*Você não será cobrado

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Secretário diz que prepara protocolo de atendimento médico em caso de colapso nos hospitais

| 09/06/2020 12:28 h | Atualizado em 09/06/2020, 13:12

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre os casos suspeitos e confirmados no Estado
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, falou sobre os casos suspeitos e confirmados no Estado |  Foto: Leone Iglesias/AT

O secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, está preparando um protocolo de atendimento médico em caso de colapso da rede estadual. Na segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI na Grande Vitória estava em 88,01%.

À reportagem, Nesio disse: “Estamos definindo protocolos com base na lei, na ética e nos recursos ainda disponíveis que possam nos ajudar neste momento de calamidade.”

“Por mais que nos preparemos para a situação de calamidade, ampliando leitos, expandindo equipes, comprando insumos, um momento de limitação pode acontecer, pois os recursos são finitos. Esse momento chegando, caberá ao médico manter a assistência com todo o recurso que possuir”, completou.

Segundo Nesio, “o escolher (quem será atendido) não será uma opção do médico, mas um momento que pode ocorrer, onde o quadro de gravidade do paciente que está hospitalizado pesará muito na melhora ou piora desse paciente.”

“Estamos nos esforçando para que nada falte para quem precisa de assistência e que a situação jamais chegue a esse ponto. Mas, para isso, é necessário que a população colabore adotando as medidas de isolamento social e etiqueta respiratória para interrompermos a cadeia de transmissão da doença. Nossa expansão de leitos prevê chegarmos a até 800 somente de UTI”, finalizou.

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp

Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram

MATÉRIAS RELACIONADAS