Secretário diz que prepara protocolo de atendimento médico em caso de colapso nos hospitais

O secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, está preparando um protocolo de atendimento médico em caso de colapso da rede estadual. Na segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI na Grande Vitória estava em 88,01%.
À reportagem, Nesio disse: “Estamos definindo protocolos com base na lei, na ética e nos recursos ainda disponíveis que possam nos ajudar neste momento de calamidade.”
“Por mais que nos preparemos para a situação de calamidade, ampliando leitos, expandindo equipes, comprando insumos, um momento de limitação pode acontecer, pois os recursos são finitos. Esse momento chegando, caberá ao médico manter a assistência com todo o recurso que possuir”, completou.
Segundo Nesio, “o escolher (quem será atendido) não será uma opção do médico, mas um momento que pode ocorrer, onde o quadro de gravidade do paciente que está hospitalizado pesará muito na melhora ou piora desse paciente.”
“Estamos nos esforçando para que nada falte para quem precisa de assistência e que a situação jamais chegue a esse ponto. Mas, para isso, é necessário que a população colabore adotando as medidas de isolamento social e etiqueta respiratória para interrompermos a cadeia de transmissão da doença. Nossa expansão de leitos prevê chegarmos a até 800 somente de UTI”, finalizou.
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em um de nossos grupos de Whatsapp
Quer receber as últimas notícias do Tribuna online? Entre agora em nosso grupo do Telegram