Secretário diz que prepara protocolo de atendimento médico em caso de colapso nos hospitais
Escute essa reportagem

O secretário de Estado da Saúde, Nesio Fernandes, está preparando um protocolo de atendimento médico em caso de colapso da rede estadual. Na segunda-feira (8), a ocupação de leitos de UTI na Grande Vitória estava em 88,01%.
À reportagem, Nesio disse: “Estamos definindo protocolos com base na lei, na ética e nos recursos ainda disponíveis que possam nos ajudar neste momento de calamidade.”
“Por mais que nos preparemos para a situação de calamidade, ampliando leitos, expandindo equipes, comprando insumos, um momento de limitação pode acontecer, pois os recursos são finitos. Esse momento chegando, caberá ao médico manter a assistência com todo o recurso que possuir”, completou.
Segundo Nesio, “o escolher (quem será atendido) não será uma opção do médico, mas um momento que pode ocorrer, onde o quadro de gravidade do paciente que está hospitalizado pesará muito na melhora ou piora desse paciente.”
“Estamos nos esforçando para que nada falte para quem precisa de assistência e que a situação jamais chegue a esse ponto. Mas, para isso, é necessário que a população colabore adotando as medidas de isolamento social e etiqueta respiratória para interrompermos a cadeia de transmissão da doença. Nossa expansão de leitos prevê chegarmos a até 800 somente de UTI”, finalizou.
Comentários