Quatro casos de gripe aviária em humanos estão sendo monitorados no ES
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) até o momento 15 aves foram contaminadas.
Escute essa reportagem
Quatro pessoas sem sintomas estão em monitoramento no Estado em relação à influenza aviária (H5N1), afirmou a Secretaria da Saúde do Espírito Santo (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde (CIEVS/ES).
A pasta também informou que, até o momento, foram registradas 117 notificações de pessoas que foram expostas, sendo 113 casos descartados. Nenhum caso foi confirmado de humanos contaminados.
Veja mais notícias sobre Saúde aqui
O infectologista Eduardo Pandini disse que a população não precisa temer a situação, mas é necessário ficar em alerta.
“Neste momento, quem deve ficar mais preocupado é quem lida diretamente com aves, como veterinários e criadores de animais, porque podem adquirir o vírus diretamente a partir delas. A recomendação é não manipular ou se aproximar de aves doentes ou mortas e, se for preciso fazê-lo, usar máscara, capote e luvas”.
De acordo com a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf/ES), até o momento 15 aves foram contaminadas.
No Brasil, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, o número total de casos confirmados é de 24. Além do Espírito Santo, também foram encontradas aves contaminadas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Leia mais:
Agricultura confirma mais três focos de gripe aviária em aves silvestres
SP define doenças que serão tratadas com cannabis medicinal pelo SUS
Anvisa deixa de exigir teste de covid-19 para entrada no país
Comentários