X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Por que o teste dá negativo em tantos infectados?

Entre os motivos principais, segundo especialistas, está o prazo de coleta fora da chamada “janela” de testagem


Medida fundamental para frear o aumento de casos de covid-19, o isolamento de pessoas com a doença muitas vezes não tem sido feito de forma adequada após falsos resultados negativos em testes. 

Imagem ilustrativa da imagem Por que  o teste dá negativo em tantos infectados?
- |  Foto: Leonardo Bicalho

O problema é que tem sido comum  os sintomas persistirem e, após outro exame, um novo resultado: positivo. Mas, afinal, por que tantas pessoas testam negativo mesmo infectadas? 

Mesmo sem uma resposta única para a questão, especialistas explicam algumas situações em que o fenômeno pode ocorrer. 

O diretor do Laboratório Central do Estado (Lacen), Rodrigo Ribeiro Rodrigues, explicou que entre os motivos principais  para resultados negativos em pessoas infectadas pela covid-19 está o prazo de coleta fora da chamada “janela” de testagem.

“No caso do  RT- PCR, que é um exame mais sensível e capaz de detectar mais precocemente o vírus que um teste rápido (antígeno), o ideal é que ele seja coletado entre 48 a 72 horas após o início dos sintomas”.

Ele revelou que muitas pessoas não têm aguardado essa “janela”, fazendo o teste antes. “As pessoas estão na angústia de saber se é covid ou não e têm acelerado a testagem, antes do tempo. A chance de dar negativo tão cedo é maior, mesmo com o paciente infectado”.

Ele ainda revelou que os testes RT-PCR realizados pelo Lacen não têm apresentado mudanças nos índices de positividade.

“O Estado usa hoje o melhor teste que existe no mercado, inclusive usado em outros países. Os resultados, se feitos no período ideal, têm sido muito confiáveis”.

O médico infectologista Crispim Cerutti Júnior explicou, ainda, que as subvariantes da Ômicron apresentam  mudanças na estrutura de sua superfície, o que em algumas situações torna mais difícil a detecção nos testes.

Além disso, segundo ele, às vezes a quantidade de antígeno é pequena para a detecção por causa do tempo em que o teste foi realizado. 

“Um resultado negativo em um teste não quer dizer que está garantido que ela não está com covid. O teste é feito por uma questão de comprovação, mas a orientação em qualquer caso de sintoma gripal é se resguardar, usar máscara”.

Entenda

Alguns motivos para falsos negativos

1) Fora da “janela”

Muitos testes têm sido feitos fora de períodos ideais de testagem, em que as chances de serem detectados pelos exames são maiores. 

No caso do RT-PCR, o Lacen afirma que a “janela” seria entre 48 e 72 horas a partir do início dos sintomas. Mesmo com a detecção em muitos casos antes ou depois disso, a chance de um falso negativo é maior. 

Testes rápidos (antígeno) também podem ser feitos em qualquer tempo, mas caso sejam negativos, a  orientação é que sejam repetidos entre 3 e 5 dias  de sintomas.

2) Mudanças no vírus

Outro ponto, segundo o infectologista Crispim Cerutti, é que subvariantes da Ômicron têm mudanças em sua estrutura que as tornam mais difíceis de serem detectadas em alguns testes.   

3) Imperfeições na coleta

Entre possíveis explicações para alguns resultados negativos estão algumas imperfeições na coleta ou manuseio dos testes, principalmente com os chamados autotestes, em que a própria pessoa faz a coleta.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: