Perda de até 30 quilos com canetas para emagrecer
Uso de substâncias como semaglutida e tirzepatida cresce, mas médicos alertam para a necessidade de uma mudança de hábitos
Sair de 120 para 90 quilos, reduzir a gordura no fígado, controlar a glicose e voltar a dormir melhor. Casos de pacientes com bons resultados têm se avolumado em consultórios com o avanço das chamadas canetas emagrecedoras – hoje um dos principais tratamentos no combate à obesidade.
Com perda de peso que ultrapassa 20% do peso corporal, e chega, em alguns casos, a 30 quilos, médicos reforçam a necessidade de acompanhamento profissional para uso de medicações como a tirzepatida (Mounjaro) e a semaglutida (Ozempic e Wegovy).
Segundo a endocrinologista Gisele Dazzi Lorenzoni, quando usadas corretamente, as canetas mudaram a expectativa de resultados no tratamento da obesidade.
“Isso inclui melhora no controle metabólico, com melhora da glicose, do colesterol, dos triglicerídeos e da gordura no fígado”, afirma.
Ela destaca, no entanto, que o medicamento não funciona de forma isolada. “É preciso adaptação alimentar, prática de atividade física e acompanhamento regular”.
No consultório, ela relata que as perdas variam de 15 quilos até mais de 30 quilos. “Isso depende do que cada pessoa precisa perder, e não há necessidade de pressa. É um tratamento de longo prazo.”
O endocrinologista do Hospital das Clínicas (Hucam), Mário Zen, reforçou que as canetas representam uma revolução, mas sem promessas de milagre. “São drogas que realmente fazem o indivíduo perder peso, mas tudo depende do engajamento. Não adianta achar que o remédio vai fazer milagre se a pessoa ficar sentada no sofá”.
Segundo ele, a maioria dos pacientes apresenta uma perda moderada de peso. “Perda acima de 20% do peso corporal ocorre em um percentual menor. Já tive pacientes que perderam 30 quilos, saindo de 120 para 90 quilos. É possível, mas sempre dentro do contexto de mudança de hábitos.”
O médico do ambulatório de endocrinologia da Bluzz Saúde, Maurício de Araújo Campo Dall’orto, também revelou que tem visto resultados bons quando a terapia é usada de forma correta e acompanhada de perto.
“Em muitos pacientes, vejo perdas de peso significativas, frequentemente na faixa de 15 kg a 30 kg ao longo de meses, especialmente em pessoas com obesidade mais importante”.
Saiba mais
Canetas emagrecedoras
São medicamentos injetáveis aprovados para tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade/sobrepeso, que ajudam na perda de peso quando usados com prescrição médica.
Elas atuam simulando hormônios intestinais que promovem saciedade, reduzem o apetite e melhoram o controle da glicose.
Entre as canetas disponíveis no mercado, estão:
- Semaglutida: Ozempic (aprovado para diabetes) e Wegovy.
- Liraglutida: Saxenda.
- Tirzepatida: Mounjaro.
Resultados
Dependendo da medicação e do paciente, o uso pode resultar na perda de mais de 20% do peso corporal. Além disso, apresenta resultado no controle das taxa de colesterol, diabetes e hipertensão.
No entanto, médicos apontam a necessidade do uso associado à melhora na alimentação, atividade física, além de acompanhamento profissional.
Comentários