X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

OMS aprova nova vacina contra mpox para uso emergencial

Até 31 de outubro, casos foram registrados em 80 países, sendo 19 deles na África


Ouvir

Escute essa reportagem

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aprovou nesta terlça-feira (19) a inclusão da vacina LC16m8 contra mpox na lista de uso emergencial. É o segundo imunizante a receber suporte da agência para combater a doença.

A decisão, tomada meses após a declaração de uma emergência de saúde pública de interesse internacional em agosto deste ano, busca expandir o acesso às vacinas em comunidades que enfrentam surtos crescentes da doença.

Até 31 de outubro, casos foram registrados em 80 países, sendo 19 deles na África. A República Democrática do Congo, a mais afetada, contabilizou mais de 39 mil casos suspeitos e ultrapassou mil mortes.

No Brasil, até 9 de novembro, foram registrados 1.638 casos confirmados ou prováveis, com concentração na região Sudeste (77,5%).

Desenvolvida pela KM Biologics, a vacina foi aprovada para uso em pessoas com mais de um ano, administrada em dose única.

"A inclusão emergencial da LC16m8 pela OMS marca um passo significativo na resposta à atual emergência, oferecendo uma nova opção para proteger populações, incluindo crianças", afirma Yukiko Nakatani, diretora-assistente geral da organização para acesso a medicamentos e produtos de saúde, em nota.

A aprovação foi baseada em dados do fabricante e da agência reguladora japonesa PMDA, comprovando a segurança e eficácia da vacina, inclusive em pessoas com HIV controlado. Seu uso é recomendado para crianças e pessoas em alto risco, mas contraindicado para grávidas e imunocomprometidos.

Ainda este ano, a OMS aprovou a vacina Modified Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic, também conhecida como Jynneos, ampliando sua indicação, em outubro, para para adolescentes de 12 a 17 anos, considerados vulneráveis aos surtos de mpox.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: