X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém

Doença afeta pessoas de qualquer idade, gênero ou religião, como acontece com o padre Fábio de Melo, dizem especialistas


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém |  Foto: Reprodução TV Globo

Durante um evento no último dia 19, o Padre Fábio de Melo emocionou os fiéis ao compartilhar um relato sobre sua batalha contra a depressão. Em seu discurso, ele revelou que voltou a enfrentar a doença, descrevendo um período recente de intensa fragilidade emocional.

“Ao longo dessas duas últimas semanas, a depressão tomou conta de mim de novo. Ao longo dessas duas últimas semanas, só tenho um pensamento nessa vida: a vontade de deixar de viver”, declarou recentemente.

Esse é apenas um dos exemplos de quem enfrenta a doença que, segundo médicos ouvidos pela reportagem, não poupa ninguém. “A depressão pode afetar qualquer pessoa, independentemente de idade, gênero ou classe social”, alertou o psiquiatra João Paulo Cirqueira.

Isso ocorre porque, segundo ele, a depressão é resultado da interação de múltiplos fatores, como predisposição genética, alterações neuroquímicas e influências ambientais e sociais.

“Eventos estressantes, perdas emocionais e mudanças bruscas podem desencadear o transtorno, mesmo em pessoas sem histórico familiar. Por isso, a depressão não distingue profissão, nível socioeconômico ou escolaridade”, exemplificou o psiquiatra.

Quem também falou sobre essa realidade é a psiquiatra Francislainy Dal’Col. “A depressão não poupa ninguém, nem religiosos, pois é uma doença multifatorial, envolvendo fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais, além de não estar ligada apenas à fé ou à espiritualidade”.

A psiquiatra destacou que o caso do padre Fábio de Melo reforça a importância de falar sobre saúde mental sem tabus e de buscar ajuda profissional quando necessário.

“Mesmo pessoas de fé forte podem sofrer com alterações químicas no cérebro e enfrentar altos níveis de estresse e pressão emocional”, disse a psiquiatra.

Lícia Colodete, presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), ressaltou que é importante distinguir reações depressivas da doença depressão.

“No mundo imediatista em que vivemos, temos observado uma superficialidade diagnóstica que parece patologizar eventos de vida e negligenciar as patologias. Todos nós estamos sujeitos a reações depressivas, mas nem todos nós adoeceremos de depressão”.

OUTROS CASOS

  • Câmera 1/5
    Pausa Em agosto de 2024, o cantor sertanejo Zé Neto, da dupla Zé Neto & Cristiano, surpreendeu seus fãs ao anunciar uma pausa de três meses nas atividades artísticas para tratar a depressão e a síndrome do pânico. A dupla, conhecida por hits como “Largado às Traças” e “Notificação Preferida”, retornou aos palcos apenas após Zé Neto completar o tratamento.
    Fullscreen
  • Câmera 2/5
    Desabafo O humorista Whindersson Nunes, que conta com mais de 100 milhões de fãs na internet (entre canal e rede social), fez um desabafo nas redes sociais no ano passado sobre a depressão. Mas nem o carinho do público o livrou da depressão, doença que ele controla, mas que afirma que “vai e volta”.
    Fullscreen
  • Câmera 3/5
    Saúde Mental O cantor canadense Justin Bieber já pausou a carreira para focar na saúde mental. Em 2019, familiares e amigos dele revelaram que o cantor estava tratando de uma depressão. À época, fontes disseram à revista “People” que o jovem tinha dificuldades em lidar com os problemas causados pela fama e pelo assédio constante do público.
    Fullscreen
  • Câmera 4/5
    Afastamento Em abril do ano passado, Linn da Quebrada anunciou um período de afastamento das atividades artísticas para tratar a depressão. A artista, conhecida por sua presença no movimento LGBTQIA+ e por sua trajetória na música e no entretenimento, retornou ao trabalho após meses de tratamento e a celebração de pequenas vitórias pessoais.
    Fullscreen
  • Câmera 5/5
    Ansiedade No dia 2 de setembro de 2023, o cantor Wesley Safadão anunciou afastamento dos palcos devido a crises severas de ansiedade. No dia 29 de setembro do mesmo ano, ele anunciou que retornaria a agenda de shows. Durante esse período, o artista usou o tempo para realizar tratamentos que incluíram terapia e mudanças no estilo de vida.
    Fullscreen
  • O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
  • O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
  • O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
  • O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
  • O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém
O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém O valor da saúde mental: a depressão não poupa ninguém

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: