X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

O que é a gripe aviária e quais os riscos da doença para humanos e animais

Confirmação do 1º caso no País levou à suspensão da compra de proteína de aves brasileira por China e União Europeia


Ouvir

Escute essa reportagem

O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) anunciou nesta sexta-feira (16) a confirmação do primeiro caso de vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, H5N1, em uma granja de aves comerciais no Brasil.

A doença já está disseminada em outros continentes, mas a notícia levou à suspensão da compra de proteína de aves brasileira por China e União Europeia, por causa das cláusulas contratuais firmadas com o governo brasileiro. A produção gaúcha também sofrerá restrições em Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Japão e Reino Unido.

O ministério disse que está tomando as medidas necessárias para conter e erradicar o foco. Alerta ainda que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou de ovos. A reportagem explica abaixo o histórico da doença e seus riscos para pessoas e animais.

O QUE É O H5N1?

Trata-se de uma variante do vírus da gripe comum, e todos os tipos da família influenza têm um nome e um sobrenome -"Um 'H' e um 'N'", diz o professor da Faculdade de Medicina Veterinária da USP Paulo Eduardo Brandão.

Por exemplo, na vacina anual contra a gripe, um dos vírus de influenza mencionados é o H1N1. "O H5N1 é uma das formas em que um vírus da gripe pode aparecer, e o H5N1 é bastante comum em aves", afirma Brandão.

QUAL O NÍVEL DE FATALIDADE ENTRE AS AVES?

De acordo com o professor, trata-se de um vírus extremamente letal para esses animais, que se transmite muito rapidamente nessas populações. "Galinhas, frangos e outras aves mantidas em criação humana são altamente suscetíveis e é comum que essa alta letalidade seja ainda mais observada em granjas." O motivo são as condições de criação, com muitos animais em pouco espaço.

DESDE QUANDO O VÍRUS CIRCULA?

Circula agora uma mutação do H5N1, mas existe um ancestral do vírus que já é conhecido desde 1996, infectando gansos. "O vírus atual existe desde 2020, tomou África Ásia e Europa e, entre 2022 e 2023, chegou ao continente americano", afirma Brandão.

No Brasil, há registro em animais silvestres desde 2023, quando houve a confirmação da doença no Espírito Santo. Houve casos em ao menos sete estados.

A contaminação de aves domésticas foi evitada até este mês de maio, com a confirmação dos primeiros casos registrados na quinta-feira (15) no município de Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre.

É SEGURO CONSUMIR CARNE E OVOS DE AVES APÓS A CONFIRMAÇÃO DO VÍRUS?

Comer produtos de um animal contaminado não transmite o vírus da gripe aviária. A transmissão acontece, em semelhança ao que se observou no vírus da Covid-19, por gotículas aerossóis.

"As aves eliminam o vírus por secreção respiratória, por espirro, e podem eliminar pelas fezes, e isso faz o aerossol que entra pelo aparelho respiratório da próxima ave e assim a transmissão acontece muito rapidamente", diz o professor da USP.

A DOENÇA É TRANSMISSÍVEL PARA HUMANOS?

Embora não seja transmissível pela carne, há uma pequena chance de humanos contraírem o H5N1 por meio do contato com animais contaminados ou locais de criação.

"O risco, e há um risco de contaminação, é nas pessoas que manuseiam o animal contaminado, os tratadores, as pessoas que vão recolher. Por isso, tem de ter um protocolo mais rígido", disse o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), em entrevista a emissora afiliada da Globo no Mato Grosso.

Nos Estados Unidos, onde também houve registro de infecção de bovinos, pessoas também foram infectadas após contato com o gado.

Não há registro, porém, de transmissão entre humanos.

O QUE FEZ O GOVERNO?

Fávaro decretou emergência zoossanitária por 60 dias no município de Montenegro, em um raio de dez quilômetros ao redor do estabelecimento onde foi encontrado o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade. Assim, ficam interrompidas as vendas de proteína produzida nessa área.

O ministério disse que está tomando as medidas necessárias para conter e erradicar o foco, além de realizar a comunicação oficial à OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal), aos parceiros comerciais do Brasil e outros.

A granja onde houve a confirmação de casos de influenza H5N1 era dedicada à reprodução animal -35 animais tinham o vírus. O ministério trabalha no rastreio da produção desse estabelecimento e tomou medidas sanitárias para evitar a ocorrência de outros casos.

POR QUE O VÍRUS PODE GERAR EMBARGOS COMERCIAIS?

Embora o consumo da proteína animal não leve à transmissão, os países têm políticas de suspensão de importações dos lugares onde houve detecção de gripe aviária para evitar a entrada do vírus em zonas livres de influenza aviária.

"A primeira atitude tomada é parar a importação de um país que tenha uma dessas doenças de risco para a avicultura, pela alta transmissibilidade e alta letalidade", explica o especialista.

Fávaro disse que houve um esforço para evitar que a doença afetasse as vendas de todo o país, considerando que a disseminação do vírus em granjas comerciais tem ocorrido em todo o mundo. "Com o Japão, chegamos a um acordo há um mês, na última viagem. Com a China, não deu tempo."

De acordo com a veterinária especialista em zoonoses Paula Giaffone, a mudança do status sanitário pode ser revertida em 30 ou 60 dias, a depender dos resultados dos efeitos das medidas sanitárias. "As próximas semanas serão importantes, e carne e ovos seguem seguros por enquanto."

A SITUAÇÃO PODE SAIR DE CONTROLE?

Para Giaffone, os Estados Unidos são o exemplo negativo. "Nos EUA, a situação está realmente complicada, o vírus se espalhou por granjas, atingiu rebanhos leiteiros e o vírus é encontrado até em testes de água, nos sistemas de distribuição de água."

A gripe aviária é um dos principais fatores responsáveis pela alta no preço dos ovos, um dos principais vetores da inflação e do descontentamento dos americanos com os governos de Joe Biden e agora de Donald Trump.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: