Não há cura para a doença diabetes, dizem médicos
Atualmente, quase 17 milhões de pessoas têm diabetes no País, de acordo com o Ministério da Saúde. Confira os tipos da doença
Escute essa reportagem

A diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue, o que pode provocar danos em vários órgãos, se não for tratado. Atualmente, quase 17 milhões de pessoas têm diabetes no País, de acordo com o Ministério da Saúde. Confira os tipos da doença:
Diabetes tipo 1 e 2
No tipo 1, o pâncreas produz insulina de forma insuficiente devido à destruição autoimune de suas células. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em crianças, adolescentes e adultos jovens.
O tipo 2 corresponde a 90% dos casos da doença e ocorre devido a fatores como sedentarismo, obesidade e maus hábitos alimentares.
Fatores de risco
No diabetes tipo 1, a genética é um importante fator de risco.
Já no tipo 2, pré-diabetes, hipertensão, colesterol elevado, excesso de peso, obesidade, doença renal crônica e ovários policísticos são considerados fatores de risco.
Como identificar
Em crianças, os sintomas são semelhantes aos observados em adolescentes e adultos: sede excessiva, micção frequente, aumento do apetite, emagrecimento e cansaço. O diagnóstico pode ser obtido através de exames, como glicemia em jejum.
Não há cura para o diabetes. No tipo 1 os pacientes necessitarão do uso de insulina, no tipo 2 poderão usar medicações orais.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria e médicos consultados.
Comentários