X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Ministra da Saúde vem ao ES para participar do "Dia D" contra a dengue

Informação foi divulgada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, através das redes sociais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ministra da Saúde vem ao ES para participar do "Dia D" contra a dengue
A Ministra da Saúde, Nísia Trindade |  Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Espírito Santo receberá a Ministra da Saúde, Nísia Trindade, no próximo sábado (2). A informação foi divulgada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, através das redes sociais. Segundo ele, a chefe da pasta irá até a cidade da Serra, onde participará do "Dia D" contra a dengue.

A ação será realizada em todo o país, e  o plano é levar agentes de saúde aos focos do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus, e mobilizar campanhas de prevenção em diversas cidades.

"Espírito Santo será o estado referência para o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, neste sábado (02). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, estará presente na mobilização no município da Serra para conscientizar sobre a importância das ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Juntos vamos combater a dengue e preservar vidas!", escreveu Casagrande no X (antigo Twitter). 

O Ministério da Saúde registra 973.347 casos prováveis de dengue, além de 195 mortes confirmadas e outras 672 em investigação. Os dados da pasta foram atualizados na terça-feira (27).

No mesmo dia, a ministra Nísia Trindade disse que há expectativa de redução de casos em alguns estados até o fim de março. Ela afirmou, porém, que os dados estão em avaliação e não é possível apontar qual será o comportamento da doença no País.

“Essa é uma expectativa com relação ao Distrito Federal, a Minas Gerais, mas como a situação é muito heterogênea, é muito complexo”, disse a ministra.

A secretária nacional de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, afirmou que o ministério observa alguns estados em declínio de casos, mas que ainda é preciso confirmar se este movimento se sustenta.

“Acho que nas próximas duas semanas a gente vai ter um cenário mais definido.”

Preocupação

A ministra citou a preocupação com o avanço da doença para estados ainda sob controle, como do Norte e Nordeste.

Ela afirmou que tem conversado com gestores da Bahia, que tem alta de casos.

Produção de vacinas contra a dengue  vai ser ampliada

A farmacêutica Takeda, responsável pela produção da vacina Qdenga, contra a dengue, anunciou uma parceria com a indústria indiana BE (Biological E. Limited) para ampliar a produção do seu imunizante.

A parceria estratégica tem como objetivo acelerar a produção de doses da Qdenga que serão disponibilizadas para países onde há uma epidemia de dengue até 2030.

O acordo prevê a oferta apenas para Programas Nacionais de Imunização, como é o caso do acordo feito com o Ministério da Saúde.

Segundo o comunicado, a BE tem capacidade de produção de até 50 milhões de doses da Qdenga por ano. Com a parceria, a expectativa é que a produção conjunta chegue a até 100 milhões de doses por ano até 2030.

Outras unidades fabris envolvidas no processo de fabricação da Qdenga, como unidades da Takeda em Singen, na Alemanha, e da IDT Biologika, devem entrar na capacidade de produção total.

No comunicado, o presidente da Unidade Global de Comércio de Vacinas da Takeda, Gary Durbin, disse que a empresa tem um objetivo de longo prazo de tornar a sua vacina disponível amplamente para todos aqueles em risco de agravamento da doença.

“Estamos orgulhosos de apresentar essa parceria com a BE, que é uma companhia com expertise na produção de vacinas e que tem dado apoio aos programas de saúde pública em todo o mundo”, afirmou.

O Brasil vive atualmente uma epidemia de dengue sem precedentes. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o País registra um total de 920.427 casos prováveis e 184 mortes, segundo atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses da última segunda-feira.

A Qdenga foi incorporada ao PNI (Programa Nacional de Imunizações) e é aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos em alguns municípios com risco crítico da doença, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde.

Isto ocorre porque o quantitativo de doses disponibilizado pela farmacêutica para 2024, de 5 milhões de doses, é muito baixo.

Por essa razão, a pasta se alinhou com a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de incluir apenas a faixa etária que tem maior risco de hospitalização pelo vírus.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: