Médicos explicam inflamação no olho causada por mosca de banheiro
Influenciadora, que foi diagnosticada com quemose ocular, disse em vídeos que o inseto entrou no local quando ela ia tomar banho
Escute essa reportagem

Uma influenciadora capixaba viralizou nas redes sociais após gravar vídeos contando que pegou uma “infecção” no olho causada por mosca de banheiro.
Larissa de Jesus dos Santos, de 27 anos, que também trabalha como enfermeira, disse que o inseto entrou no seu olho quando ela se preparava para tomar banho.
“Gente, que horror, olha o tamanho desse olho! Eu estou desesperada, inchou demais! Vou no médico”, disse a influencer no vídeo. As publicações com os relatos já ultrapassaram 16 milhões de visualizações nas redes sociais.
Larissa foi atendida no Hospital de Olhos Vitória. Um corpo estranho foi encontrado dentro do olho da influencer pelo oftalmologista Guillermo Tasayco.
“Ela chegou com um inchaço grande nos olhos. Por protocolo, fizemos uma varredura e encontramos partes do inseto ainda dentro do olho”, disse o médico.
Larissa foi diagnosticada com quemose ocular. O quadro envolve inflamação da conjuntiva, membrana responsável por recobrir a parte branca do órgão.
“A paciente só melhorou porque retiramos o excesso do corpo estranho e tratamos com colírio antibiótico e anti-inflamatório. Liberamos ela porque não havia nenhum tipo de lesão no olho, e ela já estava melhorando”.
O oftalmologista conta que uma vez já retirou um besouro inteiro do olho de uma paciente. “Era uma senhora. Ela estava cuidando do jardim, quando sentiu que algo entrou no olho e não saiu. Precisei fazer manobras com o cotonete e retirei um pequeno besouro, inteiro, porém morto”.
Outro tipo de incidente comum acontece quando produtos químicos pingam no olho, explica a oftalmologista Iara Tavares. “É comum, enquanto pessoas fazem a limpeza da casa, deixar cair água sanitária no olho. Caso isso aconteça, ou sentir que um corpo estranho entrou no olho e você não consegue retirar, lave com água corrente e procure um médico”.
Especialistas apontam que cosméticos, como gel para cabelo, e até seiva de plantas oferecem risco aos olhos. Quem trabalha com solda ou em serralheria precisa usar equipamento de proteção individual (EPI), porque corre risco de acidentes oculares graves.
“Nesse tipo de trabalho, fragmentos muito pequenos, e em altas velocidades, podem entrar nos olhos e ferir a córnea, camada transparente da parte frontal do órgão. Nesse caso, a lesão pode causar perda de visão”.
Opiniões


Saiba mais
Algo caiu no meu olho, e agora?
Quemose ocular
A inflamação pode acontecer quando um corpo estranho ou produtos químicos entram em contato com o olho. O órgão incha e pode apresentar vermelhidão.
O que fazer?
Oftalmologistas recomendam lavar o local com água corrente, soro fisiológico, não coçar e procurar o médico mais próximo.
Tratamento
Soro fisiológico é aplicado no olho, junto de colírio antibiótico e anti-inflamatório. O quadro não é grave e não gera risco de cegueira, e, em aproximadamente 24 horas, o olho volta ao normal.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários