X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos explicam doença silenciosa de Jojo Todynho

A esteatose hepática, também conhecida como acúmulo anormal de gordura no fígado, tem entre os fatores de risco a obesidade


Ouvir

Escute essa reportagem

Uma doença geralmente silenciosa que se manifesta no fígado e que, se não for tratada, pode até se transformar em cirrose. A  esteatose hepática, também conhecida como acúmulo anormal de gordura no fígado, pode afetar crianças e adultos e ganhou destaque nos últimos dias.

A cantora e influenciadora Jojo Todynho, 26 anos, emagreceu 24 quilos  em dois meses após ser diagnosticada com a esteatose.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos explicam doença silenciosa de Jojo Todynho
Jojo Todynho está pegando pesado na malhação |  Foto: Reprodução/Instagram

"A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é observada em todo o mundo e é a doença hepática mais comum nos países ocidentais industrializados, onde os principais fatores de risco para DHGNA, obesidade central,  resistência a insulina, diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia (gordura no sangue)  e síndrome metabólica são comuns", afirma a gastroenterologista Jakeliny Vieira.

Felipe Mustafa, médico cirurgião do aparelho digestivo, destaca que, apesar de ser silenciosa, a doença pode apresentar  sintomas e os mais comuns são: desconforto abdominal principalmente do lado direito do abdômen, náuseas, inchaço e mal-estar.  

"As causas mais comuns são obesidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes tipo 2, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos", afirma Mustafa.  

"Magros também podem ter esteatose, se for alcoólica ou metabólica. Por isso, é importante a avaliação médica" Gustavo Peixoto, cirurgião gástrico
   

De acordo com o coordenador de Transplante Hepático do Hospital Meridional, Gustavo Peixoto, é normal haver presença de gordura no fígado, de  5% a 10%.

Segundo o especialista, nos casos graves,   a esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

"A esteatose é considerada grave quando o índice de gordura é maior que 30% a 40% do hepatócito (célula do fígado) preenchido por gordura".

As causas mais comuns são obesidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes tipo 2 e níveis elevados de colesterol Felipe Mustafa, cirurgião gástrico
 

Gustavo Peixoto destaca que a cirrose pode levar à redução de proteínas essenciais à sobrevivência e mais chances de hemorragia digestiva. Os especialistas são unânimes em afirmar que o tratamento é o emagrecimento.

"Mas magros também podem ter esteatose, se for alcoólica ou metabólica. Por isso, é importante a avaliação médica", diz Gustavo.

saiba mais

Gordura no fígado

  • A esteatose hepática, também conhecida como acúmulo  anormal de gordura no fígado, pode afetar crianças e adultos.
  • apesar de silenciosa, a doença pode apresentar  sintomas e os mais comuns são: desconforto abdominal principalmente do lado direito, náuseas, inchaço e mal-estar.
  • As causas mais comuns são obesidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas, diabetes tipo 2, níveis elevados de colesterol e triglicerídeos. Médicos  afirmam que o tratamento é o emagrecimento.

Medicamentos

  • As medicações são para as condições que causam a esteatose. Por exemplo: hipoglicemiantes no caso da diabetes e estatinas para os casos de colesterol elevado.
  • Nos casos graves,  a esteatose hepática pode provocar, a médio e longo prazo, uma inflamação capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.

Acompanhamento 

  • A Secretaria de Saúde de Cariacica   informa que a porta de entrada para o cidadão ter acesso aos serviços são as unidades básicas de saúde. Após passar por consulta com as equipes da atenção básica, o munícipe é encaminhado para consulta com especialista, que fará os pedidos de exames, caso necessário.
  • A Secretaria de Saúde da Serra informa que a detecção e prevenção da doença hepática é feita através de consulta com médico generalista,  nas unidades básicas de saúde. 
  • Por lá são realizados exames clínicos e o encaminhamento do paciente, caso necessário, para o Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), onde será atendido  por um hepatologista e  demais médicos.
  • Em atenção conjunta, o paciente poderá participar do  Programa de Orientação ao Exercício Físico e Orientação Nutricional. 
  • Para acessar o atendimento, o cidadão deve agendar consulta com o médico ou enfermeiro, no sistema de agendamento on-line (http://agendamentosaude.serra.es.gov.br/). As vagas são abertas todos os dias (exceto aos sábados, domingos e feriados) a partir das 8 horas.
  • Procuradas, as secretarias de Saúde do Estado e das prefeituras de Vitória e de Vila Velha não retornaram até o fechamento desta edição.

Leia mais

Lucas Souza, ex-marido de Jojo Todynho, ganha programa de TV

Jojo Todynho pede indenização de R$ 100 mil a ex-marido

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: