Médicos alertam para sintomas raros que podem indicar ataque cardíaco
Dor no estômago, na mandíbula e cansaço excessivo estão entre os sinais menos comuns que antecedem o infarto
Escute essa reportagem
Uma morte ocorre a cada cinco casos de infarto no País, segundo estimativas do Ministério da Saúde. Dor no peito e queimação estão entre os principais sintomas, porém, sinais incomuns também podem se manifestar durante o ataque cardíaco.
Dor no estômago, na mandíbula e cansaço excessivo estão entre os menos comuns, afirmam médicos ouvidos pela reportagem.
Nesta semana, o ex-jogador de vôlei Tande, de 54 anos, revelou em sua rede social que sofreu um infarto na semana passada. Palpitações, falta de ar e dor de ouvido foram alguns dos sintomas que o ex-atleta revelou ter sentido.
“Diabéticos, idosos e mulheres têm maior possibilidade de sintomas atípicos como dor no estômago (epigástrica), náuseas, vômitos e dor referida no ombro, falta de ar, palpitações, suor frio, fadiga ou cansaço incomum”, alerta o cardiologista Rafael Altoé.
Nos indivíduos ativos, cansaço incomum para um esforço normalmente tolerado, dor torácica ou desmaio durante a atividade física são eventos que podem indicar infarto agudo ou alto risco para infarto, alerta Rafael.
A cardiologista Fernanda Bento, coordenadora da Cardiologia do Hospital Meridional Serra, destaca que nem sempre a “dor” no peito é de fato dor. “A pessoa pode sentir uma queimação, aperto e pressão e pode estar acompanhada ou não de dor nas costas e no braço. Alguns pacientes chegam só com uma dor na boca do estômago, de forte intensidade, e vômito. Outros podem sentir uma irradiação para mandíbula”, alerta.
Em todos esses casos, orienta a cardiologista, é preciso procurar uma emergência. “É muito importante, na presença desses sinais, procurar o cardiologista e uma emergência para fazer uma avaliação, para que caso seja um infarto, ele possa ser diagnosticado o mais rápido possível”.
Entre os principais fatores que podem aumentar o risco de infarto, além do histórico familiar, estão também o sedentarismo, o consumo de alimentos gordurosos, com muito sal, e o tabagismo, destaca o cardiologista Pietro Lima.
“Quem não pratica atividade física, não tem diabetes controlada, tem casos de infarto na família e consome muita gordura e sal vai agregar risco para o evento cardiovascular”.
Saiba mais
Sintomas comuns
Dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito. Essa dor costuma ser intensa e prolongada, acompanhada de sensação de peso ou aperto sobre o tórax, provocando suor frio, palidez, falta de ar e sensação de desmaio.
Sintomas incomuns
Dor no estômago, dor na mandíbula, vômitos e cansaço excessivo podem indicar um infarto. Em idosos, o principal sintoma do infarto pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdome, semelhante a dor de uma gastrite.
Fonte: Médicos consultados e Ministério da Saúde.
Comentários