X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Médicos alertam para risco de pomada em tranças

Adolescente teve grave inflamação ocular, após usar modelador e, dois dias depois, mergulhar em uma piscina sem ter removido o produto.


Ouvir

Escute essa reportagem

Casos de cegueira temporária, ardência nos olhos, inchaço e vermelhidão não são raros em pessoas que usam pomadas para modelar e trançar cabelos, que são irregulares, e tomam banho de chuva e até mesmo de piscina ou mar.

Imagem ilustrativa da imagem Médicos alertam para risco de  pomada  em tranças
A filha da influenciadora digital Bryce Caniçali, Gleicy Caniçali, de 16 anos, sofreu queimaduras na córnea. Tranças Na foto Bryce Caniçali, , 41 anis e filha Gleicy de 16 anos Foto: Leone Iglesias A FILHA da influenciadora digital Bryce Caniçali, Gleicy Caniçali, de 16 anos, sofreu queimaduras na córnea |  Foto: Leone Iglesias/AT

O quadro acontece quando substâncias presentes nesses produtos escorrem e atingem regiões como os olhos. Especialistas alertam para o risco. Em casos graves, o transplante de córnea pode até ser necessário.

Recentemente, a filha da influenciadora digital capixaba Bryce Caniçali, Gleicy Caniçali, de 16 anos, enfrentou uma inflamação ocular grave, após usar uma pomada modeladora para tranças e mergulhar em uma piscina dois dias depois, sem remover o produto.

A pomada escorreu e causou queimaduras na córnea, resultando em dor intensa, baixa visão, olhos vermelhos e pálpebras muito inchadas.

Médico responsável pelo atendimento, Lucas Emery disse que ela chegou ao atendimento sem conseguir abrir os olhos. “Identificamos lesões na córnea dos olhos. O tratamento incluiu pomadas oftalmológicas, colírios e analgésicos para controlar a dor. A recuperação foi rápida porque ela buscou atendimento imediato. Em um dia, houve grande melhora, quase 100%”.

Ele ressalta que se o atendimento for tardio, o risco de sequelas aumenta. “Isso inclui cicatrizes na córnea, o que pode resultar em baixa visão permanente e até necessidade de transplante”.

O médico diz que esse tipo de caso é comum, especialmente próximo ao verão e ao Carnaval. “Apesar da proibição pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), muitas pessoas continuam usando essas pomadas sem certificação, às vezes sem saber”.

A médica oftalmologista Karine Moyses ressalta que esse produtos ilegais contém álcool, que é tóxico para a córnea. “A lesão deixa vulnerável para a entrada de bactérias e fungos, podendo causar úlceras e infecções graves. Além disso, a córnea é extremamente enervada. Então, a dor é muito intensa”.

Ela continua a orientar: “No segundo momento, se não tratado, pode haver infecção, cicatrizes e até perda permanente da visão”.

Outra recomendação é nunca usar substâncias sem recomendação médica, como colírios, e evitar coçar os olhos.

“Ou a gente usa algo certificado ou não usa nada no cabelo”

Tudo aconteceu na última sexta-feira, quando Gleicy Caniçali, de 16 anos, filha da digital influencer Bryce Caniçali, fez um penteado, trocando as tranças da frente. Ela entrou na piscina e o produto que estava em seu cabelo escorreu para os olhos.

A Tribuna – Gleicy costuma usar pomadas modeladoras?

Bryce Caniçali – Ela já usou outras vezes e nunca aconteceu nada do tipo. Foi uma pomada que eu mesma comprei. Nunca tive essa coisa de olhar para a marca. Apesar de saber que sempre há risco, já vi reportagens falando disso, mas a gente nunca acha que vai acontecer com a gente.

Num domingo, durante churrasco em família, ela entrou na piscina sem tirar a pomada antes. Cerca de meia hora depois, os olhos dela ficaram muito vermelhos. À noite, entramos na piscina novamente, e o olho parecia normal. Porém, na segunda de manhã, ela acordou chorando muito, com o olho inchado e sem conseguir abrir. Meu marido a levou ao hospital imediatamente.

Como identificaram que o causador era a pomada?

A levamos em três lugares. Apenas o último o médico especialista identificou que a pomada usada na trança foi a causa.

Você ainda usaria pomadas?

Não. Já joguei fora. Fiz um post para alertar outras pessoas. É um risco muito grande usar pomadas sem certificação da Anvisa. Recebi relatos de pessoas que ficaram dias sem abrir os olhos ou com sequelas graves, além de alergias no couro cabeludo e quedas de cabelo.

Qual a mensagem que fica?

Produtos sem certificação trazem muitos riscos, e não vale a pena. Ou usa algo certificado ou não usa nada (no cabelo). Antes, fazia tranças sem pomada, e dá para ter um bom resultado sem ela.

Saiba mais*

Pomadas

As pomadas modeladoras são comumente aplicadas na manutenção de penteados, especialmente tranças, para modelar e fixar cabelos.

Algumas delas estão com a venda proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Algumas foram reprovadas pela agência, após investigações de eventos adversos relacionados a esses produtos, outras estavam em desacordo com as normas.

Aprovadas

Atualmente existem 490 produtos dessa natureza autorizados pela Anvisa. A tabela com a lista pode ser consultada em www.gov.br/anvisa

Cuidados

Não utilize produtos não autorizados pela Anvisa.

Leia atentamente o rótulo do produto e siga as orientações do fabricante.

Evite o uso excessivo desses produtos. Aplique-os de forma moderada, em pequenas quantidades.

Não use o produto se estiver com a pele, os olhos ou outra parte do corpo com alguma irritação.

Evite o contato do produto com os olhos.

Evite situações em que o produto possa escorrer para os olhos, como banho de piscina e mar.

Quando for remover o produto da cabeça, durante o banho, faça isso com cuidado, inclinando a cabeça para trás.

Se o produto entrar em contato com os olhos, lave-os abundantemente com água corrente por 15 minutos, pelo menos.

Em caso de dor é necessário procurar imediatamente um pronto-socorro ou um oftalmologista.

*Fonte: especialistas citados na reportagem.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: