X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Mais um caso de doença do carrapato é confirmado no ES

Homem, de 27 anos, foi diagnosticado com febre maculosa. A filha dele, de apenas 2 anos, está com suspeita da doença


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Mais um caso de doença do carrapato é confirmado no ES
Mimoso do Sul: mais um caso de febre maculosa confirmado |  Foto: Alessandro de Paula / AT - 03/03/2015

Um homem, de 27 anos, foi confirmado com febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, na quinta-feira (20), em Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo. 

É o segundo caso da doença no município e o paciente, que é morador do distrito Conceição de Muqui, começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 9 deste mês.  A filha dele, de 2 anos, também apresentou febre e caso segue em monitoramento, de acordo com a prefeitura. 

A secretaria municipal de Saúde informou que o homem se recupera em casa após ter iniciado um protocolo de medicamentos.

Ainda de acordo com a pasta, Mimoso do Sul tem dois casos confirmados de febre maculosa: o paciente de 27 anos, uma jovem que morreu com a doença e quatro suspeitos, considerando a criança. 

O primeiro caso e única morte por complicações da doença no município foi registrado no dia 5 de outubro. A vítima é Wany Thomaz de Souza, de 23 anos. Foi a terceira morte por febre maculosa em território capixaba em um intervalo de 8 dias.

O secretário municipal de Saúde de Mimoso do Sul, Eliedson Morini, afirmou que desde o caso de morte, qualquer pessoa que apresente febre no município após ter passado por áreas de vegetação perto de rios, lagos, ou com a presença de capivaras e cachorros já é considerado caso suspeito de febre maculosa.

Equipes da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão no município desde quarta-feira (19). Os agentes, junto com equipes da Vigilância em Saúde do município, realizam busca de carrapatos, e a retirada de sangue de animais, além de treinamento para enfrentamento da doença.

O médico veterinário Vinicius Fardin informou que os sintomas de febre maculosa são parecidos com os de outras doenças, como dengue e gripe. No entanto, segundo ele, a forma de transmissão é específica: somente o carrapato-estrela contaminado por uma bactéria, após picar uma pessoa e ficar grudado por cerca de 4 horas é que pode transmitir a febre maculosa.

Em nota, a secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disse que, na região Sul do Estado, foram registrados quatro óbitos, sendo três em Itapemirim e um em Mimoso do Sul, entre os meses de setembro e outubro. Existe ainda um caso confirmado em Mimoso dos Sul.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: