Mais um caso de doença do carrapato é confirmado no ES
Homem, de 27 anos, foi diagnosticado com febre maculosa. A filha dele, de apenas 2 anos, está com suspeita da doença
Escute essa reportagem
Um homem, de 27 anos, foi confirmado com febre maculosa, doença transmitida pelo carrapato-estrela, na quinta-feira (20), em Mimoso do Sul, na região Sul do Espírito Santo.
É o segundo caso da doença no município e o paciente, que é morador do distrito Conceição de Muqui, começou a apresentar os primeiros sintomas no dia 9 deste mês. A filha dele, de 2 anos, também apresentou febre e caso segue em monitoramento, de acordo com a prefeitura.
A secretaria municipal de Saúde informou que o homem se recupera em casa após ter iniciado um protocolo de medicamentos.
Ainda de acordo com a pasta, Mimoso do Sul tem dois casos confirmados de febre maculosa: o paciente de 27 anos, uma jovem que morreu com a doença e quatro suspeitos, considerando a criança.
O primeiro caso e única morte por complicações da doença no município foi registrado no dia 5 de outubro. A vítima é Wany Thomaz de Souza, de 23 anos. Foi a terceira morte por febre maculosa em território capixaba em um intervalo de 8 dias.
O secretário municipal de Saúde de Mimoso do Sul, Eliedson Morini, afirmou que desde o caso de morte, qualquer pessoa que apresente febre no município após ter passado por áreas de vegetação perto de rios, lagos, ou com a presença de capivaras e cachorros já é considerado caso suspeito de febre maculosa.
Equipes da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) estão no município desde quarta-feira (19). Os agentes, junto com equipes da Vigilância em Saúde do município, realizam busca de carrapatos, e a retirada de sangue de animais, além de treinamento para enfrentamento da doença.
O médico veterinário Vinicius Fardin informou que os sintomas de febre maculosa são parecidos com os de outras doenças, como dengue e gripe. No entanto, segundo ele, a forma de transmissão é específica: somente o carrapato-estrela contaminado por uma bactéria, após picar uma pessoa e ficar grudado por cerca de 4 horas é que pode transmitir a febre maculosa.
Em nota, a secretaria de Estado de Saúde (Sesa) disse que, na região Sul do Estado, foram registrados quatro óbitos, sendo três em Itapemirim e um em Mimoso do Sul, entre os meses de setembro e outubro. Existe ainda um caso confirmado em Mimoso dos Sul.
Comentários