Foco em mentes saudáveis para evitar doenças
Médicos afirmam que a saúde mental em dia ajuda a evitar não só a depressão, mas também problemas como diabetes e hipertensão
Escute essa reportagem
A importância do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente para a prevenção de doenças tem sido cada vez mais evidenciada pela medicina.
De acordo com médicos, a saúde mental pode ajudar a evitar depressão e ansiedade – que tiveram aumentos consideráveis com a pandemia –, mas também doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e outras.
“Entende-se que a saúde mental tem um peso importante na saúde global das pessoas. Sem ela, é questão de tempo para que a saúde física comece a se degenerar”, destaca a endocrinologista Marina Pazolini.
Amanhã , dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental, e é importante lembrar que, além de desencadear processos físicos que podem desenvolver ou agravar doenças, a falta de saúde mental também prejudica o autocuidado, como enfatiza a médica.
“Muito difícil que uma pessoa com a saúde mental comprometida consiga ter um bom autocuidado, adote hábitos saudáveis para promoção da sua própria saúde”.
O foco na saúde mental para a prevenção de doenças é resultado de uma mudança no padrão da pirâmide patológica, como explica o líder de tecnologia e operação em saúde da MedSênior, Thiago Maia.
“Temos visto um aumento das doenças psiquiátricas e psicossomáticas. Por isso também há uma preocupação maior com a saúde mental. A cada ano se fortalece dentro da medicina a ideia de que não podemos tratar o indivíduo olhando um pedaço dele, é preciso olhar de forma completa. Chamamos isso de homeostase, que é o equilíbrio do corpo e da mente”.
Essa nova visão entre os médicos fortalece o novo conceito da Medicina dos 4Ps, que relaciona a tecnologia, o empoderamento do paciente com informações e estudos científicos, e mostra uma nova forma de cuidado com foco na prevenção e no autocuidado.
“Vários tipos de doenças físicas são somatizadas a partir da doença mental. Com a tecnologia aliada, podemos dar acesso às pessoas para que tenham bons hábitos e acesso a serviço, por exemplo”, destaca a diretora-executiva de estratégia, inovação e ESG do Grupo Fleury, Andrea Bocabello.
Para o psiquiatra Luiz Carlos Sardenberg, da Unimed Sul Capixaba, a informação também é importante para o paciente. “Essa prevenção já começa na infância, hoje em dia, com o tanto de informação que tem de ser refinada para que possa ajudar”.
PRIORIDADE
Meditação e caminhada
Cuidar da mente não é uma tarefa fácil, mas para a personal trainer Brunnela Costa Rangel, 38, é uma das prioridades no cuidado da saúde.
Além do exercício, ela faz meditação, devocional, além de caminhadas para admirar o mar. Hábitos que ela tem certeza que refletem na saúde.
“Gosto de acordar e tirar um tempo em silêncio para mim. Minha meditação é uma conversa com Deus, uma forma de me sentir mais em paz para começar o meu dia. No final de semana, que tenho mais tempo, gosto de caminhar na praia, ouvir o mar e refletir. Isso me traz uma paz enorme! E como dizem: mente sã, corpo são!”.
SUPERAÇÃO
Exercícios físicos
A empresária Giovana Krause, 37, sentiu na pele a importância de ter uma mente saudável para ter uma boa saúde.
Ela contou que já teve depressão e síndrome do pânico e foi o exercício que ajudou a se recuperar.
“Há 10 anos pratico exercícios físicos todos os dias, inclusive aos finais de semana. Fiz tratamento com medicamentos, mas confesso que o que me ajudou foi o esporte, as caminhadas ao ar livre, natureza, mar, danças.”
FIQUE POR DENTRO
Personalizada
Atendimento, tratamento e prevenção de forma individualizada. A tecnologia proporciona que a forma de prevenção e os tratamentos prescritos foquem no indivíduo e não no tipo de doença.
Leva-se em conta todas as particularidades do paciente, inclusive genética, as quais apontam aspectos como medicamentos e terapias a serem escolhidas, dosagens a serem utilizadas, entre outras especificidades.
Preditiva
A medicina preditiva é aquela que foca em identificar de forma precoce o surgimento de doenças.
Com avanços na tecnologia e nos estudos da genética, haverá a possibilidade de prever se o paciente poderá desenvolver alguma doença ou quais genes especificamente estão envolvidos no adoecimento.
Além de plano preventivo de acordo com as doenças que o paciente tem mais probabilidade de desenvolver.
Preventiva
Engajar e educar para a adoção de hábitos saudáveis de forma que a prevenção se torna um dos principais valores da medicina do futuro.
Ao adotar um estilo de vida saudável, bem como o constante monitoramento da sua saúde por meio de aplicativos, fica mais fácil evitar doenças. O foco, portanto, está em medidas que previnam doenças ou que evitem que elas se compliquem.
Participativa
Participação cada vez mais ativa do paciente no processo de decisão em relação a sua saúde. Por meio de dispositivos e aplicativos que monitoram a saúde, o acompanhamento contínuo é possível de ser feito tanto pelo paciente quanto pelo médico.
Assim, toda a relação médico-paciente também sofre mudanças, se tornando mais frequente e humanizada, pois contempla o sujeito em sua totalidade e em seu cotidiano.
Medicina 4Ps
A Medicina 4Ps favorece a saúde para uma visão sistêmica, ou seja, capacidade de enxergar e compreender o todo, reforçando a relevância de coordenação do cuidado.
Fonte: Especialistas consultados, Grupo Fleury, Previva e pesquisa AT.
Comentários