X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Foco em mentes saudáveis para evitar doenças

Médicos afirmam que a saúde mental em dia ajuda a evitar não só a depressão, mas também problemas como diabetes e hipertensão


Ouvir

Escute essa reportagem

A importância do equilíbrio entre a saúde do corpo e da mente para a prevenção de doenças tem sido cada vez mais evidenciada pela medicina. 

De acordo com médicos, a saúde mental pode ajudar a evitar depressão e ansiedade  – que tiveram aumentos consideráveis com a pandemia –, mas também doenças como diabetes, hipertensão, obesidade e outras.

“Entende-se que a saúde mental tem um peso importante na saúde global das pessoas. Sem ela, é questão de tempo para que a saúde física comece a se degenerar”, destaca a endocrinologista Marina Pazolini.

Amanhã , dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Saúde Mental, e é importante lembrar que, além de desencadear processos físicos que podem desenvolver ou agravar doenças, a falta de  saúde mental também prejudica o autocuidado, como enfatiza a médica.

“Muito difícil que uma pessoa com a saúde mental comprometida consiga ter um bom autocuidado, adote hábitos saudáveis para promoção da sua própria saúde”.

O foco na saúde mental para a prevenção de doenças é resultado de uma mudança no padrão da pirâmide patológica, como explica  o  líder de tecnologia e operação em saúde da MedSênior, Thiago Maia.  

“Temos visto um aumento  das doenças psiquiátricas e psicossomáticas. Por isso também há uma preocupação maior  com a saúde mental. A cada ano se fortalece dentro da medicina a ideia de que não podemos tratar o indivíduo olhando um pedaço dele, é preciso olhar de forma completa. Chamamos isso de homeostase, que é o equilíbrio do corpo e da mente”.

Essa nova visão entre os médicos fortalece o novo conceito da Medicina dos  4Ps, que relaciona a tecnologia,  o empoderamento do paciente com informações e estudos científicos,  e mostra uma nova forma de cuidado com foco na prevenção e no autocuidado.

“Vários tipos de doenças físicas são somatizadas a partir da doença mental. Com a tecnologia aliada, podemos dar  acesso às pessoas para que tenham bons  hábitos e acesso a serviço, por exemplo”, destaca a  diretora-executiva de estratégia, inovação e ESG do Grupo Fleury, Andrea Bocabello.  

Para o psiquiatra Luiz Carlos Sardenberg, da  Unimed Sul Capixaba, a informação também é importante para o paciente. “Essa prevenção já começa na infância, hoje em dia, com o tanto de informação que tem de ser refinada para que possa ajudar”.

PRIORIDADE

Meditação e caminhada

Cuidar da mente não é uma tarefa fácil, mas para a personal trainer Brunnela Costa Rangel, 38, é uma das prioridades no cuidado da saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Foco em mentes saudáveis para evitar doenças
A personal trainer Brunnela Costa Rangel, 38. Especial de Cidades: Medicina vai focar em mentes saudáveis para evitar doenças Na foto: A personal trainer Brunnela Costa Rangel, 38 Foto: Douglas Schneider |  Foto: Douglas Schneider/AT

Além do exercício, ela faz meditação, devocional, além de caminhadas para admirar o mar. Hábitos que ela tem certeza que refletem na saúde. 

“Gosto de acordar e tirar um tempo em silêncio para mim. Minha meditação é uma conversa com Deus, uma forma de me sentir mais em paz para começar o meu dia. No final de semana, que tenho mais tempo, gosto de caminhar na praia, ouvir o mar e refletir. Isso me traz uma paz enorme! E como dizem: mente sã, corpo são!”.

SUPERAÇÃO

Exercícios físicos

A empresária Giovana Krause, 37, sentiu na pele a importância de ter uma mente saudável para ter uma boa saúde.

Ela contou que  já teve depressão e síndrome do pânico e foi o exercício que ajudou a se recuperar.  

Imagem ilustrativa da imagem Foco em mentes saudáveis para evitar doenças
A empresária Giovana Krause, 37, já teve depressão e descobriu que cuidar da mente é muito importante para a saúde física. |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

“Há 10 anos pratico exercícios físicos todos os dias, inclusive aos finais de semana.  Fiz tratamento com medicamentos, mas confesso que o que me ajudou foi o esporte, as caminhadas ao ar livre, natureza, mar, danças.”


FIQUE POR DENTRO

Personalizada

Atendimento, tratamento e prevenção de forma individualizada.  A tecnologia proporciona que a forma de prevenção e os tratamentos prescritos foquem no indivíduo e não  no tipo de doença.

Leva-se em conta todas  as particularidades do paciente, inclusive genética,  as quais apontam aspectos como medicamentos e terapias a serem escolhidas, dosagens a serem utilizadas, entre outras especificidades.

Preditiva

A medicina preditiva é aquela que foca em identificar de forma precoce o surgimento de doenças.

Com avanços na tecnologia e nos estudos da  genética, haverá  a possibilidade de prever se o paciente poderá desenvolver alguma doença ou quais genes especificamente estão envolvidos no adoecimento.

Além de plano preventivo de acordo com as doenças que o paciente tem mais probabilidade de desenvolver.

Preventiva

Engajar  e educar para a adoção de hábitos saudáveis de forma que a  prevenção se torna um dos principais valores da medicina do futuro.

Ao adotar um estilo de vida saudável, bem como o constante monitoramento da sua saúde por meio de aplicativos, fica  mais fácil evitar doenças. O foco, portanto, está em medidas que previnam doenças ou que evitem que elas se compliquem.

Participativa

Participação cada vez mais ativa do paciente no processo de decisão em relação a sua saúde. Por meio de dispositivos e aplicativos que monitoram a  saúde, o acompanhamento contínuo é possível de ser feito tanto pelo paciente quanto pelo médico.

Assim, toda a relação médico-paciente também sofre mudanças,  se tornando mais frequente e humanizada, pois contempla o sujeito em sua totalidade e em seu cotidiano.

Medicina 4Ps

A Medicina 4Ps favorece a saúde para uma visão sistêmica, ou seja,  capacidade de enxergar e compreender o todo, reforçando a relevância de coordenação do cuidado.

Fonte:  Especialistas consultados, Grupo Fleury, Previva  e pesquisa AT.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: