Febre Oropouche: número de casos sobe para 45 no ES
Sintomas incluem febre, dor de cabeça, dor muscular, entre outros
Escute essa reportagem
Em um novo boletim, a Secretária de Saúde do Espirito Santo (Sesa) confirmou nesta segunda-feira (06), que o número de casos de Febre Oropouche chegou a 45 no estado.
Ao todo, foram registradas 20 ocorrências da doença em Colatina, 7 em Rio Bananal, 5 tanto em Laranja da Terra quanto em São Gabriel da Palha, e duas em cada município a seguir: Ibiraçu, Soorotema, Vila Valério e Vitória.
No entanto, até o momento, não foram registrados óbitos.
Saiba mais
A Febre do Oropouche é uma doença transmitida pelo 'Culicoides paraensis', um inseto bem pequeno, popularmente conhecido como "maruim" ou "mosquito pólvora".
Sintomas incluem febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados.
A duração é de 2 a 7 dias, com evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves. Porém, as picadas do vetor costumam causar bastante incômodo e reações alérgicas.
Não existe tratamento específico para a doença. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
Comentários