EUA aprovam comprimido para quem quer perder peso
Novo formato oral do medicamento à base de semaglutida mostrou eficácia semelhante à versão injetável nos estudos clínicos
Com estimativas que apontam mais de 2 bilhões de adultos ao redor do mundo acima do peso, um novo tratamento oral contra a obesidade foi aprovado pela agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA).
Trata-se do Wegovy pill – semaglutida oral de 25 mg –, versão em comprimido do medicamento Wegovy injetável usado para reduzir o excesso de peso corporal. A previsão é que em janeiro o remédio esteja disponível em solo norte-americano.
Segundo a Novo Nordisk, farmacêutica responsável pela produção dos fármacos, nos estudos, a semaglutida oral de 25 mg, administrada uma vez ao dia, demonstrou uma perda média de peso de 16,6% quando o tratamento foi seguido em participantes adultos com obesidade ou sobrepeso com uma ou mais comorbidades.
A perda de peso alcançada com o comprimido Wegovy é semelhante à do Wegovy injetável 2,4 mg.
A endocrinologista Queulla Garret explica que já há no mercado o Rybelsus (semaglutida oral equivalente ao Ozempic) em 3 mg, 7 mg e 14 mg, mas que em bula é indicado para o tratamento de diabetes.
“Essa semaglutida oral nova foi estudada, em doses maiores, para análises de perda de peso, com resposta bem positiva para tratamento de obesidade, com dose em 25 mg. Essa medicação, porém, deve ser tomada todos os dias, pela manhã, em jejum, 30 minutos antes do café da manhã”.
Quanto ao mecanismo de ação do novo remédio, a endocrinologista Mariana Guerra, delegada no Estado da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), explica que os remédios se ligam ao receptor do GLP-1, hormônio produzido no intestino após as refeições.
“Esse hormônio estimula a liberação de insulina, diminui a secreção do hormônio glucagon, atravessa a barreira cerebral e faz um estímulo no centro da saciedade e também retarda o esvaziamento gástrico”, destaca.
A endocrinologista Maria Amélia Julião, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia - Regional Espírito Santo (SBEM-ES), ressalta que ainda não é possível prever o preço e também a chegada da medicação ao Brasil, que precisa de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“Mas a aprovação pela FDA, nos Estados Unidos, nos abre portas por ser considerado o 'padrão-ouro' mundial para a regulação de produtos de saúde e alimentação. Ela tem um dos padrões de exigência mais rigorosos do mundo, o que faz com que suas decisões influenciem reguladores em diversos outros países”, analisa.
Fique por dentro
Wegovy pill
A Food and Drug Administration (FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos), dos Estados Unidos, aprovou o Wegovy pill, semaglutida oral 25 mg, uma vez ao dia, para reduzir o excesso de peso corporal e manter a redução de peso a longo prazo e para reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos maiores.
A Novo Nordisk, farmacêutica responsável pelo remédio, espera lançar o comprimido Wegovy pill nos Estados Unidos no início de janeiro de 2026.
Perda de peso
No estudo OASIS 4, a semaglutida oral 25 mg administrada uma vez ao dia demonstrou uma perda média de peso de 16,6% quando o tratamento foi seguido em participantes adultos com obesidade ou sobrepeso com uma ou mais comorbidades. O estudo foi feito com adultos.
A perda de peso alcançada com o comprimido Wegovy é semelhante à do Wegovy injetável 2,4 mg.
Além disso, uma em cada três pessoas apresentou perda de peso de 20% ou mais no estudo OASIS 4.
Indicação
Wegovy é indicado para reduzir o excesso de peso corporal e manter a redução de peso a longo prazo em adultos com obesidade ou sobrepeso e na presença de pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, e é aprovado pela FDA para reduzir o risco de eventos cardiovasculares adversos maiores – como morte, ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral – em adultos com doença cardíaca conhecida e obesidade ou sobrepeso.
Além disso, a injeção de Wegovy é indicada para reduzir o excesso de peso corporal e manter a redução de peso a longo prazo em pacientes pediátricos com 12 anos ou mais.
Já o Ozempic (também com semaglutida) tem indicação em bula para o tratamento do diabetes tipo 2, mas é usado off label (fora da bula) para perda de peso.
Mecanismo de ação
A semaglutida atua imitando o hormônio GLP-1, produzido naturalmente pelo intestino após as refeições. Ao se ligar aos seus receptores, ela estimula a liberação de insulina, reduz a ação do glucagon, envia sinais de saciedade ao cérebro e retarda o esvaziamento do estômago.
Com isso, a pessoa sente menos fome, se satisfaz com menores quantidades de alimento e permanece saciada por mais tempo.
O remédio oral deve ser tomado todos os dias, pela manhã, em jejum, 30 minutos antes do café da manhã
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais são semelhantes aos medicamentos injetáveis à base de semaglutida, como náuseas, diarreia e constipação.
Quando chega ao Brasil?
Ainda não há previsão de quando a medicação estará disponível no Brasil, já que precisa ser submetida e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários