X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Estado já adota tratamento com corticóides em pacientes com Covid


Imagem ilustrativa da imagem Estado já adota tratamento com corticóides em pacientes com Covid
Medicamento Dexametasona |  Foto: Denny Cesare / Agência Estado

Os olhares do mundo se voltaram, nesta terça-feira (16), para o medicamento Dexametasona como uma das alternativas para reduzir a mortalidade de pacientes com coronavírus. Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, afirmam que o corticóide é a primeira droga eficaz na redução de mortes.

No Espírito Santo, no entanto, o medicamento já estava sendo utilizado para o tratamento das doenças. A declaração foi dada pelo Secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante entrevista coletiva.

A Corticoterapia (onde podem ser utilizados os medicamentos Dexametasona ou Metilprednisolona) está detalhada na Nota Técnica N° 42/2020 - SESA, publicada em 21 de maio deste ano, aponta que "considerando que há em fases mais avançadas da doença superposição de síndromes pulmonares no curso da doença, a corticoterapia pode ser considerada em casos específicos após 10º dia dos sintomas e quando descartadas infecções bacterianas em atividade".

Seis médicos e um farmacêutico assinam a Nota Técnica do Estado.

Dexametasona

Segundo os cientistas, foi registrada uma diminuição de um terço das mortes de pacientes que precisavam de tratamento com oxigênio e receberam o corticoide dexametasona.

Ainda segundo o UOL, o Ministério da Saúde do Reino Unido vai utilizar o medicamento, que é de baixo custo, no tratamento contra a Covid-19. Em casos menos graves, não houve registro da eficiência da droga.

A pesquisa selecionou 2.104 pacientes de forma aleatória, que foram medicados com o corticóide por via oral ou intravenosa. Eles foram comparados a 4.321 pessoas tratadas convencionalmente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: