Espírito Santo deve oferecer 336 mil por teleconsultas este ano
Meta da Sesa aponta um salto em relação aos 78 mil atendimentos do ano passado, mas depende da adesão de médicos aos editais
A oferta de teleconsultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Espírito Santo deve dar um salto nos próximos meses. Após oferecer mais de 78 mil consultas entre janeiro e novembro do ano passado, a meta agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), é ofertar cerca de 336 mil atendimentos para este ano.
A expansão, porém, depende de um fator-chave: a adesão de profissionais interessados nos editais de credenciamento, segundo pontuou Gleikson Barbosa, subsecretário de Estado de Regulação do Acesso em Saúde da Sesa.
“Os nossos superintendentes regionais vão lançar editais de credenciamento. E cada edital tem os quantitativos que precisamos contratar, com perspectiva de contratar mais de 300 mil para teleconsultas, mas não sabemos se teremos prestadores de serviços suficientes em cada região”, destacou.
Em 2025, a maior concentração de teleconsultas foi ofertada na Região Metropolitana de Saúde, que somou 45 mil atendimentos, seguida pelas regiões Norte, com 18.293; Central, com 9.705; e Sul, com 5.100.
Para este ano, apenas na Região Metropolitana, será publicado um edital com 230 mil teleconsultas; na Central, 50 mil; na Norte, 40 mil; e na Sul, 16 mil, de acordo com o subsecretário.
Atualmente, entre as principais especialidades ofertadas nesse formato estão cardiologia, dermatologia, endocrinologia, neurologia, ortopedia, otorrinolaringologia, neuropediatria, psiquiatria (adulto e infantil) e angiologia, com previsão de ampliação de especialidades.
O serviço, segundo Gleikson, está presente nos 78 municípios, com mais de 78 salas de teleconsultas, garantindo cobertura de 100% do território estadual.
Em Viana, o serviço é oferecido na Policlínica de Viana, em Marcílio de Noronha, onde a enfermeira Joselaine Davel auxiliou a paciente Eleandra Negris no atendimento remoto. Apenas no município, segundo a secretária de Saúde, Jaqueline Jubini, de março até o momento foram 1.300 atendimentos.
“Enxergo essa iniciativa, proposta pelo Estado aos municípios, como uma alternativa muito importante. Isso facilita o acesso à saúde, já que o paciente está próximo a sua casa, gerando também uma rapidez de atendimento”, destaca Jaqueline.
Fique por dentro
Ampliação das teleconsultas
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) trabalha com a meta de ofertar cerca de 336 mil teleconsultas em 2026.
A ampliação depende da adesão de profissionais de saúde aos editais de credenciamento. Não há garantia de que todo o quantitativo será contratado, pois isso varia conforme a disponibilidade de prestadores em cada região.
Como o paciente acessa
Usuário deve procurar a unidade básica de saúde do seu bairro. Após avaliação do clínico, o paciente é encaminhado para o especialista via sistema de regulação estadual.
A consulta é autorizada pela Sesa e o município informa data e local do atendimento. O atendimento ocorre em uma sala de teleconsulta, com apoio de profissional de saúde.
Especialidades
O serviço já conta com 19 especialidades, que são ofertadas conforme a demanda de cada município. São elas: angiologia, dermatologia, ortopedia, cardiologia, endocrinologia, hematologia, otorrinolaringologia, neurologia, psiquiatria, gastroenterologia, urologia, geriatria, proctologia, nefrologia, neurologia pediátrica, psiquiatria pediátrica, cardiologia pediátrica, otorrinolaringologia pediátrica e ortopedia pediátrica.
Cadastro
Com a plataforma Integra Saúde Capixaba, o cidadão pode realizar o cadastro continuamente, de maneira ágil e cômoda, uma vez que o acesso à plataforma se dá tanto pelo celular quanto pelo computador. Para isso, ele precisará ter o cadastro no “Acesso Cidadão”, do Governo do Estado.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários