X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Espírito Santo confirma primeiras mortes por dengue e Oropouche em 2025

Vítimas possuíam histórico de comorbidades e são de regiões diferentes do Estado. Veja o que se sabe


Ouvir

Escute essa reportagem

A Secretaria da Saúde do Espírito Santo confirmou as primeiras mortes causadas pela dengue e por Febre do Oropouche no Estado em 2025. De acordo com a pasta, os dois casos foram confirmados por exames realizados pelo  Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES).

A morte causada pela dengue ocorreu em 19 de abril, em Anchieta, no Sul do Estado. Por meio do exame de RT-PCR, foi confirmado que o paciente foi infectado pelo sorotipo 2 (DENV-2) do vírus.

A vítima, um homem de 69 anos de idade, possuía diabetes e outras comorbidades e havia viajado para o Rio de Janeiro, retornando para o território capixaba com sintomas como febre, dor de cabeça, dor muscular, dor atrás dos olhos e náusea.

“Esse paciente, após quatro dias de retorno para sua residência, em Anchieta, evoluiu com sinais de gravidade incluindo dor abdominal intensa, desconforto respiratório, entre outros sintomas, e veio a óbito no dia 19 de abril”, explicou o subsecretário de Estado da Saúde, Orlei Cardoso.

O subsecretário destacou que, mesmo que a morte tenha relação com uma viagem interestadual, os cuidados e alertas à população sobre a doença devem ser mantidos no Estado. “Mesmo estando em período considerado frio e de redução de casos, não podemos abaixar a guarda em relação ao Aedes aegypti”, afirmou.

Ainda de acordo com a Sesa, nos últimos 30 dias, o Espírito Santo notificou 6.515 casos de dengue, sendo 1.818 confirmados. Desses, 38 eram casos graves ou com sinais de alarme.

Em 2025, já foram 60.792 casos notificados e 17.698 casos confirmados, sendo 354 casos graves ou com sinais de alarme. O Estado, agora, soma um óbito por dengue — com uma taxa de letalidade de 0,29%.

Morte causada por Oropouche 

A Secretaria da Saúde também confirmou a primeira morte causada por Oropouche no Espírito Santo neste ano. A vítima fatal é a segunda registrada desde o início dos casos no Estado, que se iniciou em 2024.

De acordo com a pasta, a vítima é um paciente de 52 anos, com histórico de hipertensão e cardiopatia, residente de Colatina, no Noroeste capixaba. A morte ocorreu em 16 de janeiro deste ano, e a confirmação do vírus também foi feita por meio do exame de RT-PCR.

"A Sesa esclarece, entretanto, que os óbitos suspeitos pela doença passam por investigações epidemiológicas e laboratoriais minuciosas, utilizando diferentes métodos para eliminar possíveis causadores e confirmar, de fato, o Oropouche", explicou a pasta.

Em 2025, o Espírito Santo soma 6. 524 casos confirmados de Oropouche e um óbito, com taxa de letalidade de 0,01%.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: