Especialistas alertam para risco de intoxicação com alimentos vencidos
Especialistas explicam que produtos fora de validade podem causar náuseas, diarreia e até desidratação grave
Escute essa reportagem

Será que dá para consumir alimentos após a data estipulada? O que o prazo indicado realmente significa? A apreensão nesta semana de 287 quilos de carnes vencidas expostas à venda e de 323 produtos vencidos e deteriorados com mofo em dois supermercados da Grande Vitória chamou a atenção para os riscos.
Segundo especialistas, consumir alimentos fora do prazo de validade ou com sinais de que estão estragados pode levar à intoxicação alimentar.
O nutricionista Julio Bordin explicou que consumir alimentos vencidos pode causar desde desconfortos leves, como náuseas e diarreia, até intoxicações alimentares mais graves, que podem levar à desidratação e até internação, dependendo do tipo de produto e do tempo fora da validade.

“Alimentos fora da validade podem desenvolver microrganismos patogênicos, como bactérias e fungos, que liberam toxinas prejudiciais à saúde. Isso representa um risco maior em produtos de alto risco, como carnes, laticínios e alimentos processados”, afirmou.
Ele ainda ressalta que, fora da validade, a qualidade e a segurança alimentar não estão mais garantidas, tornando o consumo desses produtos uma prática perigosa.
No caso da carne, ele ressaltou que é importante observar a cor, o cheiro e a textura. “Já no pão, é bom ficar atento a pontos de mofo, cheiro azedo e textura muito dura ou úmida demais. Mesmo dentro da validade, essas alterações já indicam que o produto não está mais próprio para consumo”.
A nutricionista Luciana Lube revelou que no caso de carnes, o risco maior está na intoxicação por bactérias, como a Salmonella e Escherichia coli. Já em alimentos como pães ainda podem conter fungos.
Ela acrescentou que mesmo que visivelmente a deterioração esteja em apenas uma parte do produto, ele deve ser todo descartado. “Não adianta cortar uma parte que aparenta estar com bolor, por exemplo. A verdade é que o fungo ou a bactéria já estão em todo produto, mesmo que não esteja visível”.
Ela frisou que é importante que o consumidor esteja atento não só a produtos vencidos, mas também às características como cor, cheiro, textura e presença de insetos.
Opiniões


Saiba mais
Consumidor deve conferir rótulo
Prazo de validade
É o intervalo de tempo no qual o fabricante de um produto informa que o alimento permanece seguro e adequado para consumo, desde que armazenado de acordo com as condições estabelecidas.
Riscos de consumir fora do prazo
Os riscos de se ingerir alimentos que estão fora do prazo vão desde desconfortos leves – como náusea e diarreia –, podendo chegar a intoxicações alimentares mais graves, com febre, vômito e dor abdominal.
Características do produto
Além da validade, especialistas alertam que é preciso observar na hora da compra e do consumo as características do alimento, mesmo que esteja dentro do prazo de validade.
Carnes
É importante observar a cor, que deve ser viva, sem tons esverdeados ou acinzentados.
Além disso, o cheiro não deve ser forte ou azedo.
Já a textura deve estar firme e não “pegajosa”.
Pães e outras massas
É bom ficar atento a pontos de mofo, cheiro azedo e textura muito dura ou úmida demais.
Mesmo dentro da validade, essas alterações já indicam que o produto não está mais próprio para consumo.
Essa dica vale também para as frutas, as hortaliças, entre outros alimentos.
Laticícios
No caso de queijos, iogurte e leite, também se deve ficar atento às características.
Mesmo dentro da validade, o leite depois de aberto, por exemplo, deve ser consumidor em até 3 dias.
Embalagens
Além da data de validade, o consumidor deve ficar atento se a embalagem está íntegra, sem furos, ferrugem (no caso de latas) ou estufamento, e observar se o produto está armazenado corretamente, principalmente os refrigerados e os congelados.
Conferir o rótulo antes da compra também é importante, verificando lista de ingredientes, presença de alérgenos e composição nutricional.
Observar promoções suspeitas: produtos com preços muito baixos podem estar próximos do vencimento ou com alguma irregularidade.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários