X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas: como vai funcionar o novo CRE-ES?

Centro de atendimento em Cariacica já está funcionando e vai oferecer 6 mil procedimentos por mês para pacientes do SUS


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas: como vai funcionar o novo CRE-ES?
Atendimento no Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde, que oferece exames e consultas |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

Com a oferta de 6 mil procedimentos oftalmológicos por mês, foi inaugurado, na segunda-feira (5), o novo Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde.

A unidade – localizada no Centro Regional de Especialidade (CRE), em Cariacica – atende 23 municípios e vai ampliar os serviços como consultas e exames, próteses oculares, órteses oculares e entrega de óculos.

Quem deseja realizar acompanhamento oftalmológico no local precisa antes pegar um encaminhamento na unidade de saúde onde está cadastrado.

Com a nova unidade, o número de atendimentos que será ofertado mensalmente equivale ao que era disponibilizado por ano na região.

Segundo o governador Renato Casagrande, o objetivo é aproximar o serviço da população. “Nosso intuito é ampliar os serviços para atender à demanda e fortalecer o SUS, aproximando o serviço da população”.

Apesar da especialidade prioritária do centro ser o glaucoma, o governador enfatiza que pacientes com outros problemas de visão podem se consultar. “Há a possibilidade de encaminhamento para outros centros, como o Hospital Evangélico, em caso de necessidade de cirurgias”, destacou.

Casagrande reforçou que a ampliação foi possível graças ao novo modelo de contratação de profissionais, por meio do credenciamento.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, ressaltou que a alternativa de credenciamento ocorre por meio do SUS.

Hoffmannn explicou que, através disso, é possível ofertar um tratamento contínuo.

“Temos pacientes que aguardavam há mais de um ano, correndo o risco de perder a visão, e hoje podem ser atendidos com o acompanhamento contínuo e no tempo adequado”, observou.

Cerca de 8 mil pacientes diagnosticados com glaucoma esperam na fila para iniciar o tratamento e o acompanhamento da doença crônica.

O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, comemorou a inauguração do novo centro.

“Precisamos honrar o SUS, que dá resultado para quem precisa, trazendo ampliação de serviços com alta demanda da população”.

Investimento de mais de R$ 3 milhões

Além da ampliação dos serviços – com a contratação de mais profissionais – o novo Centro de Oftalmologia da Regional Metropolitana de Saúde ainda conta com novos equipamentos e tecnologias.

Entre eles, equipamento de campimetria para diagnóstico de glaucoma, telescópios, triagem oftalmológica, além de próteses oculares, órteses oculares e lupas de apoio.

Com investimento de R$ 3,59 milhões do governo do Estado, a equipe multiprofissional é composta por médicos oftalmologistas, enfermeiros e técnicos.

O secretário de Estado de Saúde, Tyago Hoffmann, explica que a ampliação da equipe foi possibilitada através de um novo modelo de contratação. “As empresas credenciadas recebem um valor tabelado por consulta e oferecem os profissionais que atendem nos cinco consultórios disponíveis”.

Opiniões

Imagem ilustrativa da imagem Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas: como vai funcionar o novo CRE-ES?
Imagem ilustrativa da imagem Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas: como vai funcionar o novo CRE-ES?
Imagem ilustrativa da imagem Consultas, exames e cirurgias oftalmológicas: como vai funcionar o novo CRE-ES?

Saiba mais

Oito mil na fila para tratar glaucoma

Serviços

Serão ofertados mensalmente 6 mil procedimentos oftamológicos, entre eles:

> Exames.

> Consultas.

> Acompanhamento de glaucoma.

> Próteses oculares, que substituem o olho perdido, oferecendo uma solução estética e funcional. A prótese ocular é feita sob medida para se ajustar à cavidade ocular.

> Órteses oculares, que são um dispositivo utilizado para auxiliar na função ocular, utilizada em casos de perda de visão ou correção de problemas de movimento ocular.

Credenciamento

Começou a ser desenvolvido em 2019 e começou a ser utilizado em 2020 para desburocratizar a forma de contratação, e com intuito de ampliar o número de profissionais da saúde.

Funcionamento: Empresas credenciadas via Sistema Único de Saúde para prestar serviços a hospitais e unidades de saúde.

Pacientes com glaucoma

Oito mil pacientes aguardam na fila para iniciar o tratamento do glaucoma e serão beneficiados com o novo centro. Por seu uma doença crônica e afetar o nervo óptico, responsável por transmitir imagens do olho para o cérebro, precisa de acompanhamento contínuo, pois pode levar à perda de visão. O tratamento pode envolver o uso de colírios, medicamentos orais, laser e cirurgia.

Atendimento

Quem necessita realizar acompanhamento de glaucoma ou outro problema oftalmológico deve se dirigir ao posto de saúde de seu bairro munido do cartão do SUS para pegar encaminhamento para o centro de especialidade.

Além do centro, o Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes, em Vitória, e o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) também são referências em atendimento oftalmológico no Estado.

Fonte: Governo do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: