ES já registrou mais de 400 casos de meningite só em 2025
Dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa)
Escute essa reportagem

O Espírito Santo já registrou este ano, até o dia 21 de junho, 491 casos suspeitos, 117 confirmados e 24 óbitos por meningite, entre viral, bacteriana e fúngica. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em 2024, durante todo o ano, foram 719 suspeitos, 228 confirmados e 43 óbitos.
Para a proteção, especialistas reforçam a importância da vacinação contra a doença. No Estado, a cobertura vacinal está em “um processo de recuperação”, de acordo com Danielle Grillo, referência técnica do Programa Estadual de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
Ela compartilhou dados preliminares do ano passado: foi atingida uma cobertura vacinal de meningite C de 93,63% em crianças, com meta preconizada de 95%.
Em relação à vacina ACWY destinada a adolescentes de 11 a 14 anos, a cobertura calculada foi de 83,61%. Para esse grupo, a meta é de 80%.
Danielle afirmou que, para vacinar, basta os pais levarem seus filhos a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que tenha sala de vacina, mais próxima de sua residência.
“Queria reforçar para as famílias a importância da vacinação contra a meningite meningocócica porque essa é uma doença muito grave e precisamos garantir a proteção de nossas crianças porque elas merecem ter uma vida feliz, plena, saudável e sem nenhuma sequela”, comentou.
É válido ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) também oferece vacinas contra outros agentes infecciosos que podem causar meningite bacteriana: o pneumococo (vacina pneumocócica 10 valente), o Haemophilus influenzae tipo B (vacina pentavalente) e o Mycobacterium tuberculosis (vacina BCG).
Os números
24 mortes por meningite até 24/06
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários