X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Enxaqueca já atinge 600 mil pessoas no Estado

Apontada como a dor de cabeça que mais incomoda, crises de enxaqueca podem durar de 4 a 72 horas, segundo especialistas


Imagem ilustrativa da imagem Enxaqueca já atinge 600 mil pessoas no Estado
O radialista Christian Carlos Velasco Cruz, de 38 anos, já sentia dores de cabeça há muito tempo, mas achava que era algo “normal” |  Foto: Douglas Schineider/AT

Sabe aquela dor forte e crescente, em um dos lados da cabeça, e por vezes acompanhada de náuseas, sensibilidade à luz e até vômito? Pode ser enxaqueca – tipo de dor que já atinge 600 mil pessoas no Estado.

Embora não seja a dor de cabeça mais comum, ficando atrás da cefaléia por tensão, a enxaqueca é apontada como a que mais incomoda. Dados da Organização Mundial da Saúde mostram que o problema atinge mais de 1 bilhão de pessoas em todo mundo. 

A enxaqueca é considerada uma dor de cabeça primária, ou seja, não está ligada a outros problemas que podem trazer dores, como  tumores, aneurisma, dengue e covid-19, por exemplo.

Já os sintomas costumam ser bem definidos, segundo o neurocirurgião Ulysses Caus Batista, coordenador do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Meridional Serra.

“Ela é caracterizada pela dor, geralmente unilateral,  podendo variar de lado, geralmente nas têmporas, atrás dos olhos, vindo como uma ‘facada’ ou latejando, em crescente, ou seja, começa fraca e vai aumentando”, explicou o especialista.

Ao entrar no período de crise, a dor vem associada a outros sintomas, como dor pela luz ou barulho, náusea, vômito, febre, calafrio e suor. “É quase uma síndrome, pois vem acompanhada de vários sintomas”, destacou Caus.

Especialista em Tratamento da Dor, o médico André Félix afirma que uma crise de enxaqueca pode durar de quatro a 72 horas.

Entre as principais causas que contribuem está o estilo de vida estão a falta de atividade física, momentos de estresse, ansiedade, má qualidade do sono e da alimentação. Ficar muito tempo sem comer e  beber água também contribuem.

“Um dos principais gatilhos está associado à alimentação. Além de evitar jejum prolongado, alguns alimentos têm sido bastante correlacionados, como o álcool, chocolate, vinho tinto e café”, afirmou Félix.

É possível diagnosticar a enxaqueca somente com conversas entre o médico e o paciente, aliado a exame físico, segundo a médica Mariana Suete, especialista em tratamento da dor da Clínica Relevium.

Esse diagnóstico, inclusive, é fundamental para o tratamento. “A enxaqueca é um dos mais dos 150 tipos de dor de cabeça, e para  o tratamento assertivo é fundamental saber qual é o tipo de dor.  Também é importante descartar doenças mais graves”.

Mudar estilo de vida pode evitar

A prevenção e a melhora da enxaqueca passam por alguns hábitos de vida e o uso de medicamentos em algumas situações. 

“O melhor tratamento é a prevenção. Se o paciente adota um estilo de vida melhor, ele consegue afastar as dores”, garantiu o neurocirurgião Ulysses Caus Batista.

O especialista ressalta, também, a importância de melhorar as situações que causam estresse, preocupações e ansiedade. “E buscar fazer atividades físicas, sendo as aeróbicas as melhores, como caminhada, corrida, natação, bicicleta”.

Após a confirmação do diagnóstico de enxaqueca, também  é importante identificar os fatores que desencadeiam o problema no paciente, segundo a médica Mariana Suete. 

Imagem ilustrativa da imagem Enxaqueca já atinge 600 mil pessoas no Estado
A médica Mariana Suete explicou que é preciso identificar os gatilhos que causam o problema no paciente |  Foto: Douglas Schineider/AT

“É preciso identificar os gatilhos para atuar em cima deles. Os fatores desencadeantes mais comuns estão ligados à alimentação”.

Medicamentos também são utilizados, atuando para que o paciente tenha menos crises. O médico André Félix ressalta que o primeiro tratamento preventivo específico para enxaqueca foi aprovado em 2019. Trata-se de anticorpos monoclonais anti-CGRP.

“Foi desenvolvido  para bloquear os receptores  relacionados aos genes de calcitonina, um dos responsáveis por crises de enxaqueca”.

SAIBA MAIS

Enxaqueca

- Está entre os 150 tipos de dores de cabeça já identificados, sendo o segundo mais comum, atrás somente da cefaléia por tensão.

- É uma cefaléia (dor de cabeça)  primária, ou seja, não está ligada a outro problemas, como tumores, aneurisma, dengue ou covid-19, por exemplo.

Características da enxaqueca

- Dor, geralmente, unilateral (em um dos lados), podendo variar de lado, e geralmente nas têmporas, atrás dos olhos.

- Dor latejante ou com característica de uma “pontada”.

- Crescente, começa mais fraca e vai aumentando até ficar forte.

- Sensibilidade à luz e ao barulho.

- Pode vir acompanhada de:  náusea, vômito, febre, calafrio e suor.

Algumas causas

- Alimentação ruim.

- Alimentos e bebidas como o álcool, chocolate, vinho tinto, lactose e café.

- Falta de atividade física.

- Má qualidade do sono.

- Atividades ou momentos estressantes constantes.

- Ansiedade

- Ficar muito tempo sem comer e beber água.

Diagnóstico

- É feito por um médico, podendo ser feito até mesmo somente com a conversa com o paciente. Em alguns casos, exames são solicitados.

Fonte: Especialistas consultados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: