Em três anos, 27 casos de gravidez após os 50 no ES
Médicos explicam que já após os 40, a gestação é considerada de risco e requer cuidados mais rigorosos
Escute essa reportagem
O anúncio de que a atriz Claudia Raia terá seu terceiro filho, aos 55 anos, surpreendeu a todos, já que as chances de gestação reduzem de forma acelerada com o envelhecimento. Médicos explicam que já após os 40 a gestação é considerada de risco e requer cuidados mais rigorosos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 27 mulheres engravidaram após os 50 anos no Estado, entre 2018 e 2020.
A opção por uma gravidez tardia é, de forma geral, acompanhada por técnicas de reprodução assistida, como a fertilização in vitro, o coito programado e a inseminação intrauterina artificial, explica a ginecologista Anna Bimbato.
Mas, afinal, existe idade ideal para gerar filhos? A médica explica que o ideal é que a gestação ocorra até os 35 anos, visto que, após essa idade, há uma redução progressiva na quantidade e na qualidade dos óvulos, o que dificulta a gravidez.
“O grande problema de uma gravidez tardia é o risco de perder o bebê ou de que ele tenha síndromes genéticas. Quanto mais uma mulher envelhece, principalmente após os 35 anos, mais há dificuldade de engravidar”.
A ginecologista e nutróloga Mariana Pontello, especialista em mulher na menopausa, explica que as chances de uma gestação espontânea são menores do que 1% após 50 anos.
A especialista ressalta que há uma sobrecarga metabólica nas gestantes mais velhas, principalmente após os 40 anos.
Doenças
Os riscos de desenvolvimento de doenças durante a gravidez aumentam na gestação tardia.
“A mulher que pensa em engravidar tardiamente necessita fazer atividade física frequentemente, ter um pré-natal mais bem assistido e não estar em sobrepeso. Há maiores riscos de desenvolver pressão alta e diabetes, de ter um parto prematuro e do bebê nascer com malformações, por exemplo”, observa.
O médico especialista em reprodução assistida Jules White também pontuou a dificuldade para que uma mulher aos 55 anos consiga engravidar naturalmente.
“É algo extremamente raro. A chance do óvulo de uma mulher nessa idade formar um embrião é de 0,01%”, ressalta.
Saiba mais | Declínio de óvulos a partir dos 35 anos
Reprodução
> As limitações relacionadas ao processo de se gerar um filho são causadas, principalmente, pelo número limitado de óvulos que a mulher carrega durante a vida e pelas alterações na liberação dos hormônios reprodutivos.
> A partir dos 35 anos, a reserva ovariana, principal marcador de fertilidade das mulheres, sofre um declínio progressivo.
> Ao chegar na menopausa, é impossível engravidar de maneira natural. Esse estágio somente é atingido quando a mulher está há, pelo menos, 12 meses sem menstruar.
> Conforme a mulher envelhece, a gravidez é mais arriscada. Após os 40 anos, há maior probabilidade de desenvolvimento de doenças relacionadas à gestação tardia, como pressão alta e diabetes. Além disso, os abortos espontâneos e as doenças de malformação são mais comuns.
> As chances de uma gravidez espontânea após os 50 anos são menores do que 1%.
> Gestantes com mais de 40 anos necessitam de cuidados mais específicos, como consultas e exames mais frequentes e acompanhamento com cardiologista e nutricionista.
Fonte: Especialistas consultados.
Comentários