X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta? Faça o login

Login

Whats SUPORTE AO ASSINANTE

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

logo do clube de vantagens em 4k

Confirme alguns dados para seu primeiro acesso ao clube de vantagens:

ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • COLUNAS
  • PODCOLUNAS
  • CIDADES
  • TRÂNSITO
  • POLÍCIA
  • POLÍTICA
  • ECONOMIA
  • COPA DO MUNDO 2026
  • ESPORTES
  • ESPORTE PERNAMBUCANO
  • TABELA DO BRASILEIRÃO
  • TEMPO E TEMPERATURA
  • ENTRETENIMENTO
  • BRASIL
  • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
  • BOMBOU NA REDE
  • HORÓSCOPO
  • LOTERIAS
  • INTERNACIONAL
  • ENTRETENIMENTO
  • FAMOSOS
  • FILMES E SÉRIES
  • MÚSICA
  • TELEVISÃO
  • RÁDIO TRIBUNA FM
  • TV TRIBUNA
    • JT1
    • JT2
    • BRASIL URGENTE
    • JOGO ABERTO
    • BEM VOCÊ
    • O melhor no nordeste
    • Ponto de Vista
    • Cheguei Chegando
  • INSTITUCIONAL
    • Nossa Equipe
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
  • PUBLICIDADE LEGAL
Logo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ES PE
Olá,
Sair
Search
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 28°C RECIFE
  • Programação
  • PODCOLUNA
  • Trânsito Agora
  • Publicidade Legal
  • Últimas Notícias
  • logo do clube de vantagens
  • Tribuna FM 107,9
    img img
Link copiado!
ASSINE
Olá, Sair
Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login
tempo 24°C VITÓRIA
User Login
Search
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • MAIS LIDAS
  • ESPECIAL EDUCAÇÃO 2026
  • COPA DO MUNDO 2026
  • NOTÍCIAS
    • COLUNISTAS
      • PLENÁRIO
      • SOCIAL, POR THAMA BOLDRINI
      • Vitrine de Negócios ES
      • AutoMotor
      • Inovação e Mercado
      • Tribuna Agro
      • VOZ DO CAFÉ
      • Direto da Redação
      • DR. JOÃO RESPONDE
      • RELIGIÃO
      • ENTRE PRATELEIRAS, POR JAQUES PAES
      • CONVERGÊNCIA, POR TASSO LUGO
      • GILMAR FERREIRA
      • FALANDO DE DIREITO
      • NUTRIDICAS
      • JOSÉ ANTÔNIO MARTINUZZO
      • MUNDO DIGITAL
      • PAPO DE FAMÍLIA
      • OLHARES COTIDIANOS
      • PEDRO VALLS FEU ROSA
      • OPINIÃO ECONÔMICA
      • OPINIÃO INTERNACIONAL
      • TRIBUNA LIVRE
    • Cidades
    • Polícia
    • Economia
    • CONCURSOS
    • EMPREGOS E ESTÁGIOS
    • PREVISÃO DO TEMPO
    • Saúde
    • CUIDE-SE BEM
    • Política
    • Educação
    • A TRIBUNA NAS ESCOLAS
    • Agro
    • Esportes
    • ESPORTE CAPIXABA
    • FUTEBOL
    • Copa do Mundo 2026
    • TABELA DO BRASILEIRÃO
    • Turismo
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Entretenimento
    • AGENDA CULTURAL
    • FAMOSOS
    • RECEITAS NA REDE
    • Bombou na rede
    • Horóscopo do Dia
    • Loterias
    • Brasil
    • CIÊNCIA E TECNOLOGIA
    • Internacional
    • SOBRE RODAS
    • TRÂNSITO
  • TV TRIBUNA
    • Fique por Dentro
    • TN1
    • TN 2
    • Brasil Urgente ES
    • Tribuna Manhã
    • TN ESPECIAL
    • PONTO DE VISTA
    • AUTOMOTOR
    • Apita Aí
    • CAÇADORES DE DESTINOS
    • Circulando
  • RÁDIOS
    • Tribuna FM Vitória
    • Tribuna FM Cachoeiro
    • Legal FM
  • A TRIBUNA DIGITAL
    • Capa do Dia
    • Versão Digital
    • Cadernos especiais
    • Edições anteriores
    • CENTRAL DO ASSINANTE
    • Enem
  • PODCASTS
  • NEWSLETTER
  • ASSINE A TRIBUNA
  • PROMOÇÕES
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • CONTEÚDO ESPECIAL
  • INSTITUCIONAL
    • Equipe multimídia
    • Comercial
    • fale conosco
    • Política de privacidade
Logo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna

Login

User
ES PE
Olá,
Sair
Search
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
  • tempo 24°C VITÓRIA
  • ASSINE
  • TV Tribuna
  • ESPECIAL EDUCAÇÃO
  • CAÇADORES DE DESTINOS
  • PODCASTS
  • A Tribuna Digital
  • Publicidade legal
  • logo do clube de vantagens
  • icon
    Tribuna FM Vitória 99,1
    img img
    Tribuna FM Cachoeiro 99,9
    img img
    Legal FM 99,5
    img img
    icon
Link copiado!

Saúde

WhatsApp Icone Facebook Icone Twitter Icone

Efeito de nova caneta para perder peso é semelhante à bariátrica

Medicamento mostrou em estudo potencial para reduzir até 28% do peso corporal. Venda, porém, ainda não foi autorizada

Francine Spinassé
Francine Spinassé
11/06/2026 - 6:00
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

Siga o Tribuna Online no Google

Google icon

Adicionar como fonte preferida no Google

Google icon
OUÇA A MATÉRIA
PARTICIPE DAS NOSSAS REDES
facebook-icone whatsapp-icone
PARTICIPE DOS NOSSOS GRUPOS
google-news-icone telegram-icone whatsapp-icone

          Imagem ilustrativa da imagem Efeito de nova caneta para perder peso é semelhante à bariátrica
Lusanere Cruz destacou efeitos da medicação apontados pela pesquisa, mas ressaltou importância de acompanhamento médico para obtenção de resultados |  Foto: Fábio Nunes/AT

Após a popularização de canetas emagrecedoras, como Ozempic e Mounjaro, uma nova substância desponta como aposta promissora no combate à obesidade.

Um estudo publicado aponta que a retatrutida demonstrou potencial para reduzir até 28% do peso corporal. O resultado é semelhante ao de cirurgias bariátricas.

A pesquisa – que contou com a participação de 980 pacientes – foi publicada no último sábado na revista científica Lancet.

Por enquanto, a retatrutida – da farmacêutica Eli Lilly – não está no mercado, já que ainda estava em fase de estudos e não foi avaliada por nenhuma agência reguladora do mundo.

A presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional Espírito Santo, Maria Amélia Sobreira Gomes Julião, explicou que a grande inovação da retatrutida é que ela é uma molécula “tripla”.

“Nós a chamamos cientificamente de triplo agonista. Isso significa que, além de atuar imitando dois hormônios do nosso corpo que já conhecíamos – o GIP e GLP-1 –, ela adiciona um terceiro elemento: o glucagon”.

E continuou: “Imagine que o nosso metabolismo é um motor. As medicações atuais atuam controlando o combustível e tirando o pé do acelerador da fome. A retatrutida faz isso, mas, graças ao glucagon, ela também ajuda a otimizar o gasto energético desse motor”.

Segundo ela, o glucagon atua diretamente no tecido adiposo e no fígado, melhorando de forma muito expressiva a quebra de gordura e o controle do açúcar e dos lipídios no sangue.

A endocrinologista Lusanere Cruz pontuou que os efeitos apontados pelas pesquisas são muito próximos à bariátrica, com perda de 30% do peso. “No entanto, sem dúvida precisa de acompanhamento médico para resultados duradouros”.

A endocrinologista e delegada da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso) no Estado, Mariana Guerra, fez um alerta para substâncias que têm sido vendidas ilegalmente como retatrutida.

“A retatrutida está em fase 3 de estudos. A droga não está liberada para ser vendida em nenhum lugar do mundo. Então não se sabe o que realmente tem nas canetas que têm sido vendidas. Há riscos de contaminação e até de uso de outros produtos que podem até trazer prejuízo para a saúde do usuário”.

Saiba mais

Retatrutida

É um medicamento em fase avançada de testes clínicos (fase 3), desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly. Ainda não está no mercado em lugar nenhum do mundo.

Ela é apontada como uma evolução das atuais canetas emagrecedoras (como o Ozempic e o Mounjaro).

Diferente de outros medicamentos já no mercado, que atuam simulando um ou dois hormônios produzidos pelo organismo, a retatrutida age como um “agonista” triplo.

Ou seja, ela simula a ação de três hormônios: GLP-1, GIP – já presentes nas outras canetas – além do Glucagon – que ajuda a aumentar o gasto energético e a queima de gordura.

Alguns resultados

Pesquisa

Foi publicada na revista científica Lancet no último sábado, mostrando resultados do uso da retatrutida.

Foram analisados No estudo 930 adultos com diabetes tipo 2, que receberam doses semanais do medicamento ou placebo por até 80 semanas.

A pesquisa reforça dados que a farmacêutica Eli Lilly vinha divulgando.

Redução de peso

Pacientes que tomaram a dose mais alta perderam, em média, 28,3% do peso — mais de quatro vezes o resultado do grupo placebo.

Mais de 65% desses pacientes deixaram de se enquadrar nos critérios de obesidade pelo IMC.

A queda no nível de açúcar no sangue também foi mais que o dobro da observada no grupo controle.

Outras doenças

Em pacientes com obesidade, a retatrutida reduziu em 60,6% a gravidade da apneia do sono — distúrbio em que a respiração para e recomeça durante a noite.

O medicamento também reduziu em até 73,1% a dor causada pela osteoartrite no joelho, doença que desgasta as articulações e afeta milhões de brasileiros.

Quando chega ao mercado?

Ainda não há prazo. A divulgação do estudo consolida a fase 3 da pesquisa – última etapa de testes em larga escala antes de a medicação ser submetida à avaliação dos órgãos reguladores.

Geralmente, a indústria farmacêutica organiza toda a documentação para dar entrada nos pedidos de aprovação regulatória. Agências como o FDA (americana) e a Anvisa (brasileira) devem levar algum tempo ainda para avaliar.

Até lá, médicos recomendam o uso para quem tem indicação das medicações já no mercado.

Fonte: Pesquisa A Tribuna e especialistas consultados.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Lusanere Cruz destacou efeitos da medicação apontados pela pesquisa, mas ressaltou importância de acompanhamento médico para obtenção de resultados

SAÚDE

ES inicia vacinação com Pneumo-20 em crianças nesta quinta

Lusanere Cruz destacou efeitos da medicação apontados pela pesquisa, mas ressaltou importância de acompanhamento médico para obtenção de resultados

SAÚDE

Secretaria de Saúde de SP investiga novo caso suspeito de ebola

Lusanere Cruz destacou efeitos da medicação apontados pela pesquisa, mas ressaltou importância de acompanhamento médico para obtenção de resultados

SAÚDE

Anvisa determina recolhimento de fórmula infantil da marca Essentia Pharma

Lusanere Cruz destacou efeitos da medicação apontados pela pesquisa, mas ressaltou importância de acompanhamento médico para obtenção de resultados

SAÚDE

Quais sintomas ficar atento para quem tomou vacina do Butantan

Ícone tags Tags Eli Lilly emagrecimento endocrinologia obesidade pesquisa científica retatrutida saúde

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes. Leia e comente! Já é assinante? Acesse para fazer login
Assinar Assine A Tribuna por apenas R$0,33/dia acesse todo conteúdo do portal, participe de sorteios especiais, faça parte do Clube de Vantagens com descontos em vários estabelecimentos.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

NOTÍCIAS

Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS

RÁDIOS

Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM

TV TRIBUNA

Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando

JORNAL A TRIBUNA

Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante

COLUNAS

Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional

PROMOÇÕES

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

CONTEÚDO ESPECIAL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
Copa do Mundo 2026
NOTÍCIAS Cidades Educação Trânsito Polícia Religião Política Economia Concursos Empregos e Estágios Agro Esportes Esporte Capixaba Futebol Copa do Mundo 2026 Tabela do Brasileirão Turismo Tempo e Temperatura Entretenimento Agenda Cultural Famosos Receitas na Rede Gastronomia Regional
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão SOBRE RODAS
RÁDIOS Tribuna FM Vitória Tribuna FM Cachoeiro Legal FM
TV TRIBUNA Fique por Dentro TN 1 TN 2 Brasil Urgente ES Tribuna Manhã TN Especial Ponto de Vista Automotor Apita Aí Caçadores de Destinos Circulando
JORNAL A TRIBUNA Assine Versão Digital Cadernos Especiais Caçadores de Destinos A Tribuna nas Escolas Edições Anteriores Central do Assinante
COLUNAS Doutor João Responde Voz do café Inovação e Mercado Tribuna Agro Vitrine de Negócios ES Direto da Redação Gilmar Ferreira Papo de Família Tribuna Livre Mundo Digital Nutridicas Plenário Automotor Entre Prateleiras, por Jaques Paes Convergência, por Tasso Lugo Falando de Direito José Antônio Martinuzzo Olhares Cotidianos Pedro Valls Feu Rosa Social, por Thama Boldrini Opinião Econômica Opinião Internacional
Promoções
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Equipe Multimídia Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
Conteúdo Especial

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

27 99880-1942

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

Rua Joaquim Plácido da Silva, 225, Ilha de Santa Maria, CEP 29051.900, Vitória-ES.

Nassau Editora de Rádio e TV Ltda - Em Recuperação Judicial

CNPJ: 27.065.150/0001-30

User

CONTATO

Telefone Geral: (27) 3331-9000

Assinaturas A Tribuna:(27) 3323-6333

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logos Rede Tribuna Logos Rede Tribuna

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

COPA DO MUNDO 2026

PERNAMBUCO

Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026

BRASIL

Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão

RÁDIO TRIBUNA FM

TV TRIBUNA

JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando

PUBLICIDADE LEGAL

INSTITUCIONAL

Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
MAIS LIDAS
COPA DO MUNDO 2026
PERNAMBUCO Coluna Automotor, com Jorge Moraes Cidades Trânsito Polícia Política Economia Esporte Pernambucano Tempo e Temperatura Entretenimento São João Carnaval 2026
BRASIL Notícias Ciência e Tecnologia Bombou na Rede Horóscopo do Dia Loterias Internacional Famosos Filmes e Séries Música Televisão
RÁDIO TRIBUNA FM
TV TRIBUNA JT1 JT2 Brasil Urgente Jogo Aberto Bem Você O Melhor no Nordeste Cecilia Chaves Ponto de Vista Cheguei Chegando
PUBLICIDADE LEGAL
INSTITUCIONAL Nossa Equipe Comercial Fale Conosco Política de Privacidade

Sugestão de pauta?

Envie sua informação, foto ou vídeo para o Whatsapp:

whatsapp

81 7307-1315

endereço

REDES SOCIAIS

Facebook Instagram Youtube
endereço

ENDEREÇO

NASSAU EDITORA, RÁDIO E TELEVISÃO LTDA.
27.065.150/0011-01

Sitio Bela Vista, s/n - Ouro Preto - Olinda - PE

User

CONTATO

(81) 2011-0088

Desenvolvido por:

developed by Mundiware
Logo Rede Tribuna Logo Cachoeiro TribunaFM Logo Jornal a Tribuna Logo Vitoria TribunaFM