Cumprimentar estranhos na rua aumenta os níveis de felicidade, afirma estudo
Ação pode reduzir a solidão, apontada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como problema de saúde pública
Escute essa reportagem
Pesquisadores descobriram que cumprimentar estranhos na rua pode levar a uma maior satisfação com a vida. O estudo foi feito por psicólogos da Universidade Sabanci, na Turquia, e pesquisadores da Universidade de Sussex, no Reino Unido.
De acordo com O Globo, para conseguir os resultados, investigadores enviaram e receberam questionários perguntando às pessoas sobre interações momentâneas recentes, ou mesmo conversas, com estranhos.
Eles também pediram a cada entrevistado que avaliasse seu nível de satisfação com a vida ou níveis gerais de felicidade. No primeiro estudo, realizado na Turquia, foi concluído que as pessoas que relataram ter interações momentâneas ou conversas com estranhos tenderam a relatar níveis mais elevados de satisfação com a vida em comparação com aquelas que se mantiveram isoladas e evitaram falar com estranhos.
Segundo os pesquisadores, interagir regularmente com pessoas desconhecidas pode levar a sentimentos de pertença a uma comunidade, o que pode fazer causar sentimentos de valorização.
Tais ações, podem reduzir a solidão, apontada recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como problema de saúde pública, juntamente com o isolamento social. Segundo os cientistas, ambos aumentam o risco de mortalidade em cerca de 30%.
Comentários