Congelamento de óvulos: entenda técnica que preserva a fertilidade
O procedimento para congelamento de óvulos tem sido cada vez mais procurado por mulheres que desejam adiar a gravidez
Escute essa reportagem
Você sabe como funciona o congelamento de óvulos? Com o objetivo de preservar a fertilidade, seja por motivos médicos ou para mulheres que desejam adiar a gravidez, a técnica tem sido cada vez mais procurada e especialistas detalharam sobre o procedimento para A Tribuna.
A médica ginecologista Isabela Rangel explicou que o processo, que é recomendado principalmente para mulheres entre 30 e 35 anos, envolve a estimulação ovariana com hormônios, por um período médio de 10 a 12 dias, para que os ovários produzam múltiplos óvulos em um único ciclo.
“Esses óvulos, então, são coletados por meio de um procedimento guiado por ultrassom, sob sedação, e, em seguida, congelados”.
Vickie White, médica ginecologista e vice-diretora da Clínica Jules White Medicina Reprodutiva, completou dizendo que, quando a mulher decide usar os óvulos, eles são descongelados e podem ser fertilizados por meio de fertilização in vitro (FIV), usando o esperma de um parceiro ou doador.
“Se a fertilização for bem-sucedida, os embriões podem ser implantados no útero da mulher”.
Segundo Vickie, novas tecnologias têm surgido para aprimorar o procedimento, como o teste Violet, produto canadense. Usando a tecnologia de inteligência artificial do teste, é possível combinar dados estatísticos com a análise personalizada sobre a qualidade dos óvulos.
“Paciente e médico podem tomar decisões mais assertivas sobre os próximos passos para aumentar as chances de uma futura gravidez bem-sucedida, o que antes era baseado apenas na idade da mulher”.
Sobre os motivos da procura cada vez maior pelo procedimento, Isabela Rangel explicou alguns motivos. “Pode ser explicado por diversos fatores, como maior participação feminina no mercado de trabalho, busca por estabilidade financeira e profissional antes da maternidade, maior exigência por um parceiro que compartilhe dos mesmos valores e maior conscientização sobre o declínio natural da fertilidade com o passar dos anos”, afirmou.
“Além disso, o avanço da tecnologia de reprodução assistida tem tornado o procedimento mais acessível e eficiente”.
Segundo o Sistema Nacional de Produção de Embriões, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o número de ciclos anuais realizados para congelamento de óvulos entre mulheres abaixo dos 35 anos cresceu 49% entre 2020 e 2023. Acima dessa idade, o aumento no período foi de 40%.
Vida profissional
A gerente de Marketing Lorena Robson Luz, 30, fez congelamento de óvulos em janeiro do ano passado, aos 29 anos. Ela explicou que está em um momento muito bom em sua carreira internacional, e não sabe ao certo quando será mãe. Pelo procedimento, ela terá a possibilidade de escolha por mais tempo. O fato de eu ter congelado me dá flexibilidade e segurança para escolher, sem me preocupar com a minha idade. Achei legal ter feito jovem! Fui a primeira das minhas amigas”, disse Lorena.
Objetivo
Preservar a fertilidade feminina. Segundo Vickie White, ginecologista, os motivos para a realização do procedimento são:
1. Adiar a maternidade: por motivos pessoais ou profissionais, mulheres querem adiar a gravidez para uma idade mais avançada, quando a fertilidade naturalmente diminui.
2. Tratamentos médicos: mulheres que precisam passar por tratamentos que podem afetar a fertilidade, como quimioterapia, radioterapia ou cirurgias que envolvem os ovários como endometriose.
3. Problemas de fertilidade: mulheres com histórico familiar de problemas ovarianos ou que apresentam distúrbios reprodutivos que possam comprometer a qualidade dos óvulos no futuro.
4. Fatores genéticos: mulheres com doenças genéticas que podem afetar a fertilidade ou a saúde da gestação e que desejam preservar a possibilidade de ter filhos mais tarde.
Como funciona
Isabela Rangel, médica ginecologista, explicou que o processo envolve a estimulação ovariana com hormônios, por um período médio de 10 a 12 dias, para que os ovários produzam múltiplos óvulos em um único ciclo. Em um ciclo menstrual normal, somente um óvulo da reserva ovariana ficará maduro e apto para a fecundação.
Os óvulos, então, são coletados por meio de um procedimento guiado por ultrassom, sob sedação, e, em seguida, são congelados por uma técnica chamada vitrificação, explicou Isabela.
Idade
De acordo com Vickie White, a idade recomendada para congelar os óvulos é entre 30 e 35 anos.
Nessa faixa etária, os óvulos ainda têm boa qualidade e quantidade, aumentando as chances de sucesso no procedimento de congelamento e fertilização posterior.
Após os 35 anos, a qualidade e quantidade dos óvulos começam a diminuir de forma mais significativa, o que pode reduzir as chances de sucesso na fertilização e aumentar o risco de anomalias cromossômicas.
Contudo, o congelamento ainda pode ser útil até os 40 anos ou mais, dependendo da situação individual de cada mulher e do acompanhamento médico especializado.
Observação
A taxa de sucesso do procedimento está ligada à idade da mulher e à sua reserva ovariana, não sendo uma garantia 100% de que ela terá um bebê. É, no entanto, um aumento da possibilidade futura.
Fonte: Médicas entrevistadas e pesquisa A Tribuna.
Famosas que fizeram o procedimento
Juliette
Ex-BBB e cantora, Juliette congelou os óvulos aos 34 anos. Segundo a artista, ela queria ter “mais liberdade”. Em entrevista a Glamour, disse que poder fazer a ação foi um privilégio muito grande.
Paolla Oliveira
A atriz Paolla Oliveira revelou em 2020 que congelou os óvulos por recomendação médica. Ela foi informada que o estresse do trabalho estava fazendo seu corpo envelhecer antes da hora.
Carla Diaz
Em busca de realizar o sonho de ser mãe, a atriz Carla Diaz contou que passou pelo congelamento de óvulos aos 33 anos. Fez isso porque ainda não sabe quando deseja engravidar.
Fernanda Paes Leme
Em 2021, a atriz Fernanda Paes Leme contou no podcast “PodDelas” que congelou seus óvulos. “Filhos não se cobra. Gravidez não se cobra”, escreveu ela nas redes sociais, na ocasião.
Paula Fernandes
Ao gshow, a cantora Paula Fernandes revelou o motivo pelo qual tomou a decisão de congelar óvulos: “Para não correr o risco de me arrepender depois”, disse.
Comentários