X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Como é o jejum de 24 horas que fez atriz perder 8 quilos

Especialistas explicam que método utilizado por Carolina Dieckmann deve ser feito com cautela e orientação médica


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Como é o jejum de 24 horas que fez atriz perder 8 quilos
Carolina Dieckmann perdeu oito quilos |  Foto: Reprodução/Instagram

Para interpretar uma personagem nos cinemas, a atriz carioca Carolina Dieckmann, 46, decidiu emagrecer com o objetivo de ficar com uma feição abatida e corpo “desgastado”.

Foram oito quilos perdidos, resultado de um jejum intermitente de 24 horas, por um período de 30 dias. Com a mudança, ela, que sempre foi muito elogiada por seu corpo definido, passou a virar alvo de críticas na internet.

A nutricionista Gabriela Rebello define esse processo de emagrecimento como uma estratégia alimentar que envolve um intervalo de 24 horas sem ingestão de alimentos sólidos, com a pessoa consumindo apenas líquidos como água, chás ou café sem açúcar.

“Após esse jejum, a pessoa pode fazer uma refeição completa, rica em proteínas, carboidratos complexos, gorduras saudáveis e fibras. A ideia é que, ao ficar um período longo sem comer, o corpo utilize suas reservas de gordura como fonte de energia, promovendo perda de peso”.

Embora o jejum intermitente já tenha mostrado benefícios para algumas pessoas, como melhora no controle do peso, redução da inflamação e melhoria na sensibilidade à insulina, ele deve ser feito com cautela e sob a orientação de um especialista.

“Não é uma solução rápida e o ideal é que as pessoas comecem com um jejum de menor tempo até conseguirem alcançar o total de 24h. Isso porque ele pode ser difícil de sustentar. Além disso, não é indicado para pessoas com distúrbios alimentares, por exemplo”.

Para Roger Bongestab, nutrólogo com especialidade em obesidade, o jejum intermitente só é recomendado quando a janela entre as refeições for de até 18 horas e ocorrendo em, no máximo, três vezes na semana.

“Mais do que esse tempo não é recomendado pela medicina tradicional e tem riscos. Pode levar à perda de massa muscular, quadros de desmaios e alterações cognitivas e de memória”, justifica.

Mesmo sendo uma questão profissional, no caso de Carolina Dieckmann, ele condena a estratégia alimentar. “É uma irresponsabilidade fazer uma dieta desse tipo”.

Já a endocrinologista Camila Pitanga Salim alerta que o jejum intermitente e o período de jejum devem ser indicados a partir de uma avaliação individual. “Vai depender do perfil de cada paciente, da tolerabilidade, adesão e objetivos de cada um”.

Imagem ilustrativa da imagem Como é o jejum de 24 horas que fez atriz perder 8 quilos

SAIBA MAIS

O que é?

O Jejum intermitente é uma estratégia alimentar em que se alternam períodos de jejum e períodos com alimentação. A tática é restringir o período de alimentação ao longo do dia.

A ideia é que, ao ficar um período longo sem comer, o corpo utilize suas reservas de gordura como fonte de energia, promovendo perda de peso e outros benefícios à saúde, como controle da glicose, melhor flexibilidade metabólica e melhor saúde cognitiva.

O ideal é que o tempo de jejum seja feito de forma gradual e não se recomenda períodos muito longos.

Alimentação

A refeição após o jejum deve ser leve, de fácil absorção e baixo índice glicêmico. Orientam-se alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais, boas fontes de proteínas, como carnes, leites e ovos, e cereais integrais.

Durante o período de jejum é de extrema importância o consumo de água e chás desde que seja sem açúcar ou adoçante. Muitas mulheres, principalmente, deixam de consumir água pensando que isso vai auxiliar no emagrecimento, o que é um mito.

A baixa ingestão de água pode levar à retenção hídrica, o que pode dificultar o processo de emagrecimento, por isso que durante o jejum intermitente é de extrema importância se manter muito bem hidratado.

Perigos

Se feito de forma errada, o jejum de 24h pode levar a carências nutricionais, perda de massa muscular e pode facilitar o reganho de peso.

Há médicos que não recomendam jejum intermitente com uma janela entre as refeições superior a de 18 horas. As consequências podem ser perda de massa muscular, quadros de desmaios e alterações cognitivas e de memória.

Fonte: Especialistas consultados.

Imagem ilustrativa da imagem Como é o jejum de 24 horas que fez atriz perder 8 quilos

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: