Cirurgias liberadas em hospitais particulares para reduzir fila do SUS
Vitória Apart, na Serra, e São Bernardo Apart, em Colatina, vão realizar mais de 4 mil procedimentos por ano no Estado
A meta de reduzir filas por cirurgias pelo SUS deu um novo passo no Espírito Santo. Dois hospitais particulares vão reforçar a rede, com a realização de mais de 4 mil procedimentos por ano.
Entre as cirurgias estão vasectomia, correção de hérnias, retirada de amígdalas e adenoide, angioplastias e cirurgia de varizes.
Os procedimentos serão realizadas nos hospitais Vitória Apart, na Serra, e São Bernardo Apart, em Colatina, que passaram a integrar o programa do governo federal Agora Tem Especialistas.
O contrato foi assinado ontem com a presença de representantes do Ministério da Saúde, do grupo Athena Saúde – proprietário dos hospitais –, além da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Secretaria de Saúde da Serra.
O diretor do programa Agora Tem Especialistas, Rodrigo Oliveira, explicou que o programa é um esforço de mobilização máxima do sistema de saúde, tendo em vista que, com o envelhecimento da população, houve aumento da demanda na atenção especializada.
“O tempo de espera por procedimentos eletivos também aumentou por causa da pandemia, em que o sistema parou para atender as vítimas de covid”.
Ele destacou que entre as estratégias de enfrentamento desse problema estão os créditos financeiros que possam ser abatidos em dívidas já existentes ou em impostos ainda a serem cobrados pelo governo federal.
O diretor de Receita da Athena Saúde, Horacio Battistini, salientou que o grupo se organizou para ofertar os procedimentos aproveitando momentos de ociosidade dos espaços e equipes.
“Por exemplo, podemos trabalhar nos fins de semana e em horários alternativos, como à noite ou de madrugada. Dessa forma, a gente tem capacidade de ampliar o atendimento para todos que precisam”.
A subsecretária de Estado da Atenção à Saúde, Carolina Sanches, frisou que esse acordo do Ministério da Saúde com os hospitais privados amplia o que já vem sendo realizado no Espírito Santo com o OperaES, voltado para cirurgias eletivas.
“Já temos avançado muito, mas isso reforça a capacidade de reduzir o tempo de espera dos pacientes por procedimentos”.
Ela explicou que, para ter acesso às cirurgias, a porta de entrada é o sistema de regulação do Estado, que tem como porta de entrada as unidades de saúde.
“Já temos uma lista de pacientes que aguardam por procedimentos”, disse Carolina.
Fique por Dentro
Agora Tem Especialistas
O Programa do Ministério da Saúde foi lançado este ano, com objetivo de reduzir o tempo de espera por atendimentos no SUS.
Entre as ações desenvolvidas estão a ampliação de mutirões, o uso de unidades móveis de saúde (carretas), o fortalecimento da telessaúde, entre outros.
Cirurgias no Estado
Os Hospitais Vitória Apart e São Bernardo Apart, da Athena Saúde, passaram a fazer parte do programa. Eles vão realizar 10 tipos de cirurgias em pacientes do SUS, em uma média de 374 procedimentos, ao todo, por mês.
A assinatura do contrato aconteceu ontem, com a presença de representantes da Athena Saúde, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Prefeitura da Serra.
Em contrapartida pelos serviços, os hospitais receberão créditos financeiros para abatimento em impostos futuros a serem cobrados pelo governo federal.
Hospital Vitória Apart
Serão 288 procedimentos por mês – 3.456 ano.
Os procedimentos:
- Colecistectomia videolaparoscópica (remoção da vesícula biliar).
- Tratamento cirúrgico de varizes (bilateral).
- Hernioplastia inguinal/crural unilateral (reparação de hérnias).
- Reconstrução ligamentar intra-articular do joelho (cruzado anterior).
- Hernioplastia umbilical.
- Amigdalectomia c/ adenoidectomia (remoção das amígdalas e das adenoides).
- Vasectomia.
- Adenoidectomia (adenoide).
- Angioplastia coronariana com implante de stent.
- Angioplastia coronariana com implante de dois stents.
São Bernardo Apart Hospital
Serão 86 procedimentos por mês – 1.032 anual.
As especialidades
- Angioplastia coronariana com implante de dois stents.
- Angioplastia coronariana com implante de stent.
- Colecistectomia videolaparoscópica.
- Hernioplastia inguinal/crural (unilateral).
- Hernioplastia umbilical.
- Vasectomia.
Como ter acesso
O acesso às cirurgias se dará pelo sistema de regulação do Estado.
Nesse caso, a porta de entrada se dá pelas unidades de saúde dos municípios, que fazem o encaminhamento para serviços necessários e para a regulação.
MATÉRIAS RELACIONADAS:
Comentários