X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Brasil tem 8ª morte por nova varíola e é o país com mais mortes pela doença

Em relação a casos, o Ministério da Saúde informou que já são 9.026 diagnósticos no Brasil


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Brasil tem 8ª morte por nova varíola e é o país com mais mortes pela doença
Nova varíola: mais uma morte confirmada |  Foto: Arquivo/AT

O Brasil registrou a oitava morte pela nova varíola e, com isso, figura como o país com maior número de mortes pela doença no atual surto em todo o mundo.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o homem de 33 anos era morador de Divinópolis e morreu no último sábado (22). Ele estava internado em Belo Horizonte. A pasta acrescentou que há também a suspeita de uma quarta morte causada pela doença. Este caso ainda está em investigação.

O Ministério da Saúde informou que o paciente apresentava problemas de saúde e imunodepressão. Esse histórico fez com que o quadro da nova varíola fosse mais grave.

Minas Gerais soma, no total, três mortes. Foi lá que ocorreu o primeiro óbito pela doença no país, no final de julho.

Até então, o Brasil tinha o maior número de mortes pela nova varíola  fora da África. Naquele continente, a Nigéria listava sete mortes, quantidade que o Brasil registrava desde 15 de outubro, quando ocorreu o sétimo óbito em um hospital particular em Santos, litoral de São Paulo.

Em relação a casos, o Ministério da Saúde informou que já são 9.026 diagnósticos no Brasil.

Alguns sintomas iniciais da nova varíola são febre, mal-estar e dores no corpo. Após isso, é comum o aparecimento de lesões pelo corpo do paciente. A transmissão ocorre principalmente no contato com essas feridas. Embora mais raras, outra forma de transmissão é por vias aéreas.

Mortes pela doença são raros e ocorrem principalmente em grupos de maior risco, como crianças e pacientes imunossuprimidos.

A vacinação é uma ferramenta para evitar novos casos da doença e, consequentemente, barrar possíveis novas mortes. Até o momento, o Brasil adquiriu cerca de 50 mil doses, mas só conta com 9.800 em território nacional -elas chegaram ao país em 4 de outubro.

O Ministério da Saúde optou por realizar um estudo, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para medir a efetividade da vacina na vida real.

A população elegível para receber as primeiras doses seriam aquelas que tiveram exposição a um caso confirmado ou suspeito de nova varíola. Pessoas que fazem tratamento contra o HIV ou são adeptas da Profilaxia Pré-Exposição (Prep) também compõem o grupo primário.

Enquanto o público-alvo já foi definido, os locais de aplicação estão sob análise do ministério. Conforme a pasta, os critérios para escolha consideram as cidades com elevados casos de varíola e a disposição de infraestrutura para realizar a pesquisa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: