Até março deste ano, foram realizadas mais de 19 mil doações no Espírito Santo
Em 2023, 1,6% da população brasileira doou sangue no SUS, com mais de 3,2 milhões de bolsas coletadas
Escute essa reportagem
O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado todos os anos, no dia 14 de junho, para incentivar o aumento das doações. No Brasil até março deste ano foram realizadas 731.734 doações, sendo que 19.093 foram feitas no Espírito Santo.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2023, mais de 3,2 milhões de bolsas de sangue foram coletadas no Sistema Único de Saúde (SUS). A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que cada país tenha, ao todo, entre 1% a 3% de doadores. Em relação ao Brasil, foi registrado que 1,6% da população brasileira é doadora.
Atualmente, no Espírito Santo há quatro hemocentros estaduais dos 32 em serviço no país, responsáveis pela coleta, processamento, armazenamento e distribuição de sangue e seus componentes.
Segundo a coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Joice Aragão, este é um ato de solidariedade que deve ser exaltado.
“Neste dia, celebramos aqueles que, com seu gesto altruísta, ajudam a transformar vidas. Convido a todos a se unirem a essa causa vital, pois cada doação é uma prova de amor ao próximo e salva vidas. Junte-se a nós nessa jornada de generosidade, onde cada batimento do coração conta uma história de esperança e renascimento”, pontuou.
Doadores
Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos, a primeira doação deve ser realizada até os 60 anos.
É preciso apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial ou fotocópia autenticada em cartório, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de habilitação, carteira de identidade profissional, certificado de reservista ou passaporte.
Em relação ao peso, é fundamental que o doador tenha acima de 50 kg e tenha boas condições de saúde. Não é preciso estar em jejum para a doação. E é importante aumentar a ingestão de líquidos no dia da doação.
Quem não pode doar sangue?
Não podem ser doadores de sangue pessoas que tenham:
Hepatites B e C;
Hanseníase;
Hipertireoidismo e Tireoidite de Hashimoto (Hipotireoidismo autoimune);
Doenças autoimunes que acometam mais de um órgão;
Doença de Chagas;
HIV / AIDS;
Diabetes TIPO 1;
Câncer;
Acidente Vascular Cerebral (AVC/derrame);
Doença Falciforme ou outras doenças do sangue;
Sífilis;
Pessoas que façam uso de droga injetável;
Tenham residido na Europa por 5 anos ou mais, consecutivos ou não;
É possível conferir a lista em https://hemoes.es.gov.br/quem-pode-e-quem-nao-pode-doar.
Coleta Externa
Para fazer a doação diretamente nos Hemocentros Regionais de São Mateus, Linhares e Colatina, além do Hemoes, em Vitória, e a Unidade de Coleta, na Serra, o doador pode agendar pelo site https://hemoes.es.gov.br ou pelo aplicativo Gota de Vida, disponível de forma gratuita para celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play: https://app.gotadevida.icepi.es.gov.br/.
Além da captação nas sedes dos Hemocentros, prefeituras, órgãos públicos, ONGs, empresas e grupos civis podem solicitar a ida de uma equipe aos municípios de domicílio pelo projeto “Coleta Externa”. Para agendar uma ação de coleta na sua cidade, é necessário ligar no telefone (27) 3636-7920. Para os municípios da região norte, o contato é (27) 99863-9764 ou (27) 3767-7954. A solicitação também pode ser feita de forma on-line, pelo e-mail [email protected]. Para mais informações acesse https://hemoes.es.gov.br/captacao-de-doadores.
Comentários