Arcturus: conheça os sintomas da nova variante do coronavírus
Conjuntivite em crianças é a principal diferença entre os sintomas
Escute essa reportagem
Uma nova variante da covid-19, que já foi identificada em 33 países, começou a se disseminar principalmente no Canadá e nos Estados Unidos. A Arcturus, conhecida oficialmente como XBB.1.16 causa um sintoma até então incomum: a conjuntivite em crianças.
Além de afetar os olhos, os outros sintomas são os já conhecidos pelos médicos e pela população, como febre e tosse. A nova cepa foi identificada pela primeira vez na Índia e, apesar das mutações, não é considerada um novo risco global na concepção da Organização Mundial da Saúde (OMS).
LEIA TAMBÉM:
Covid: vacina bivalente vai ser liberada para as pessoas com mais de 18 anos
Médicos querem vacina contra a dengue no SUS
“Tomadas em conjunto, as informações disponíveis não sugerem que XBB.1.16 tenha risco adicional à saúde pública em relação a XBB.1.5 e outras linhagens descendentes de Ômicron atualmente em circulação”, pontua a OMS. As informações são do site Terra.
No entanto, a Arcturus pode se tornar dominante em alguns países e causar aumento na incidência de casos por causa da sua capacidade de escape imunológico. Isso porque uma mutação adicional na membrana viral pode aumentar sua capacidade de infecção comparando com as outras cepas.
Confira os sintomas na nova variante:
William Schaffner, professor da Vanderbilt University nos EUA, afirmou que as manifestações da Arcturus na maioria das vezes são parecidas com as das outras cepas, mas em alguns casos ela pode estar associada a formas mais graves da doença.
Entre os sintomas estão a febre alta, tosse, coriza e conjuntivite ou irritação nos olhos. Entre as diferenças está a febre ser mais alta do que as outras variantes costumam causar e a tendência de produzir a inflamação nos olhos, que não é algo inédito, mas não é comum aos sintomas de covid.
LEIA TAMBÉM:
Himaba disponibiliza novo número 0800 para marcação de consultas
Vila Velha disponibiliza mais de 10 mil doses de vacinas contra Covid e Gripe
Comentários