X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde

Após comerem peixe, irmãs são diagnosticadas com “doença da urina preta”


Já ouviu falar na “doença da urina preta”? A Síndrome de Haff é rara e causa falta de ar, dormência em todo o corpo e urina na cor de café. Foi esse diagnóstico que duas irmãs de Recife, Pernambuco, receberam.

Segundo o G1, a mãe da empresária Flávia Andrade, 36 anos, e da médica veterinária Pryscila Andrade, 31 anos, contou que as irmãs foram internadas em um hospital particular após comerem peixe arabaiana, no dia 18.

A também empresária Betânia Andrade explicou que "Flávia fez um almoço na última quinta-feira e convidou eu e Pryscila. Além de nós, tinha o filho de Flávia, de 4 anos, e duas secretárias. Os cinco comeram o peixe, menos eu. Quatro horas depois, Pryscila enrijeceu toda, teve cãibra dos pés até a cabeça e não conseguia andar. Meu neto, de madrugada, teve dores abdominais e diarreia, e as duas secretárias sentiram dores nas costas".

Imagem ilustrativa da imagem Após comerem peixe, irmãs são diagnosticadas com “doença da urina preta”
Leito de UTI: Estado tem 436 leitos disponíveis e 298 pacientes internados dentro do Sistema Único de Saúde |  Foto: Leone Iglesias/AT

Ainda de acordo com o G1, a irmã das pacientes, Aline Andrade, destacou que "as minhas irmãs comeram esse peixe e ele está aparentemente associado a uma toxina que leva à Síndrome de Haff. Elas consumiram esse peixe e, quatro horas após, apresentaram os sintomas. É um período muito curto, é uma doença rara”.

O diagnóstico foi confirmado no dia 20. Na terça (23), Flávia continuava no quarto, enquanto Pryscila permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O governo do estado informou que investiga cinco casos dessa doença.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: