X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

“O medo pode ser aliado”, diz psicoterapeuta


Imagem ilustrativa da imagem “O medo pode ser aliado”, diz psicoterapeuta
Adriana Weitzel ensina que, mesmo com medo, é preciso seguir em frente |  Foto: Divulgação

Ter medo causa sintomas semelhantes a uma crise de ansiedade ou estresse. Mas, apesar da sensação ruim de respiração curta, taquicardia e boca seca, os especialistas afirmam que o medo pode ser aliado e não inimigo.

“O medo pode ser aliado da gente. Mas é preciso saber lidar com essa emoção que vem e entender que, muitas vezes, a gente vai com medo mesmo, mas que precisamos ir”, frisou a psicoterapeuta e master em Programação Neurolinguística Adriana Weitzel.

Ela expôs que é preciso entender a mensagem do medo e agir para que ele não trave as ações.

“As pessoas encaram o medo como um inimigo, como um problema, como se tivesse de se livrar do medo. Quando, na verdade, o mais inteligente é lidar com eles. Usá-lo como força para melhorar”.

A psicóloga Nataly Martinelli diz que as pessoas se cobram muito por sentir medo. “Mas essa é uma emoção normal. Não é preciso se livrar do medo e, sim, colocá-lo no seu devido local. O medo é um sentimento de proteção, sinônimo de cuidado e não de prisão”.

Ela acrescenta ainda que a vontade de ter tudo sob controle pode gerar ansiedade. “Tudo bem ter medo. Não deve ser inimigo. Mas é importante verificar se esse medo evolui e passa a comprometer o dia a dia. Se isso acontece, tem o risco de se tornar uma fobia, um medo exagerado”.

A especialista em inteligência emocional Dayane Perin explica que o medo é um estado fisiológico. Ou seja, faz parte do nosso sistema.

“É desagradável, mas ele é excelente! O medo é a preparação do nosso organismo para nos defender de uma situação de perigo. Nosso corpo libera uma sucessão de hormônios, incluindo a adrenalina, o que fisiologicamente nos deixa em estado de alerta”.

O problema é quando as pessoas não conseguem passar, de uma forma construtiva, por essa sensação de medo, de acordo com a psiquiatra Letícia Mameri. “Dessa forma o medo vira um agente imobilizador. As pessoas não conseguem fazer nada, presas dentro do medo, com preocupação excessiva”.

Para ela, o certo é usar esse temor para elaborar pensamentos mais ativos. “Atitudes objetivas, racionais. O temor tem de ser trazido para o concreto. Não pode paralisar”.

A psicóloga Percília Alvarenga, do Psico.Online, destacou que o medo pode se transformar em fobia quando compromete as nossas relações sociais e causa sofrimento. “Vira uma patologia quando ultrapassa a escala do alarme, gerando ansiedade e angústia exageradas. É preciso pedir ajuda”.

Fobia de falar em público é comum

O medo de falar em público é bastante comum e, em casos extremos, a pessoa pode até ter crise de ansiedade nesse momento. Além disso, o medo de estar em frente de uma plateia pode ser sintoma de fobia social, que tem crescido, segundos os especialistas.

A psicóloga Nataly Martinelli destaca que um estudo britânico mostrou que o receio de falar em público era o maior medo das pessoas.

“Supera até o temor de viver com problemas financeiros e receio em relação a mortes e doentes. As pessoas têm dificuldades de aprender a lidar com os julgamentos. Houve um impacto grande na questão da fobia social por causa da pandemia. Quem já tinha sintomas viu o problema aumentar ao ficar em isolamento social em casa”, destaca Nataly.

Estudos mostram que cerca de 20% das pessoas têm transtorno de ansiedade, ou seja, passam o tempo inteiro com medo de alguma coisa, como é o caso da fobia, explicou a especialista.

“Uma das fobias mais comuns que atendo são as sociais. Trata-se do medo de interação social com outras pessoas”.

Além dessa, a psicóloga destaca ainda que claustrofobia (medo de lugares fechados), nomofobia (de ficar sem tecnologia) e fobia hospitalares (de agulha, sangue, dentista) têm sido frequentes.

A realidade de demandas da psicóloga Monique Nogueira mostra que o medo de contrair a Covid-19 está em primeiro lugar hoje.

O medo de estar perdendo algo também tem afligido muita gente durante o isolamento social. De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos EUA, esse receio está ligado a aspectos de autopercepção, solidão, baixa autoestima e baixa autocompaixão.

A psicóloga que atua pela Pró-Saúde, no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), Priscila Saiter, explica que o medo está presente em muitas situações do dia a dia. “Seja nas relações com o próximo ou ainda mediante a situações desagradáveis que vivenciamos. Ele também é construído socialmente, conforme a cultura e o meio que o sujeito está inserido, bem como faixas etárias”.


MEDO NO CORPO


Reações do organismo ao temor e às fobias

Amígdalas cerebrais

  • São estruturas bastante primitivas, associadas à autopreservação. Elas são essenciais para a habilidade de sentir e perceber diversas emoções.

Perigo

  • O cérebro percebe algum perigo, estimulação aversiva, que pode ser física ou mental, de pensamentos.

Ativação

  • Essa estimulação ativa a região do cérebro chamada amígdalas, que desencadeia o mecanismo de luta ou fuga. Há uma liberação de hormônios, como a adrenalina, no nosso sistema nervoso central, que causa imediata aceleração dos batimentos cardíacos e alteração da respiração.

Alarme

  • A sensação de que algo ruim pode acontecer toma conta dos pensamentos, como se tocasse um alarme avisando do perigo.

Corpo aterrorizado

  • As pupilas se dilatam
  • Os pelos ficam arrepiados
  • Produção de saliva diminui
  • Pressão sanguínea e frequência cardíaca sobem
  • Brônquios se dilatam para produzir mais oxigênio
  • Os vasos sanguíneos da pele se contraem, causando suor
  • e tremores
  • Ocorre a contração dos músculos, o que pode causar dores depois
  • Agitação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: