X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Milho protege a visão e melhora o intestino


Imagem ilustrativa da imagem Milho protege a visão e melhora o intestino
No Brasil, o milho é consumido de mais de 10 formas e, na maioria delas, é considerado um alimento saudável |  Foto: Divulgação

Este ano a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19) acabou com as festas juninas – que começam em junho e, em alguns casos, só terminam em agosto – em todo o País. Apesar disso, o amor pelo milho, considerado o rei dos arraiás, continua intacto no coração de muita gente.

Tão tradicional quanto o forró, o milho é quase que obrigatório nesse período. Rico em nutrientes, ele traz vários benefícios à saúde. Proteger a visão e melhorar o intestino são apenas dois deles.

O cereal é cultivado em diversas partes do mundo e acredita-se que sua origem seja mexicana. No Brasil, é consumido de mais de 10 formas e, na maioria delas, é considerado um alimento saudável.

Consultora nutricional, Bruna Pavão afirma que o milho é um carboidrato de boa qualidade, sendo uma excelente fonte de energia. Ela acrescenta que o alimento é fonte de fibras e por isso auxilia a saúde do intestino.

Segundo a nutricionista Juliana Vieira, o milho também é rico em vitaminas e minerais, tem substâncias antioxidantes, fortalece o sistema imunológico e é abundante em betacaroteno, nutriente altamente benéfico para a saúde da pele.

O milho cozido em água é a forma mais comum de consumo, estando também entre as mais saudáveis, junto com assado, grelhado e cozido no vapor.

Já as receitas mais calóricas levam manteiga e açúcar no preparo, assim como produtos altamente calóricos provenientes do milho, como farinhas, amido, xarope ou glucose de milho, óleo e até mesmo bebidas.

A pipoca, por sua vez, é considerada por nutricionistas como uma alternativa de snack saudável e faz parte do lanche de muitas dietas.

Para manter a receita menos calórica, é bom evitar a manteiga e usar azeite ou óleo de coco para estourar o milho. Para temperar, invista em pimentas e cúrcuma. Para as doces, cacau em pó e mel são algumas das possibilidades.

Versátil e popular, o milho pode ser encontrado até enlatado. Segundo Bruna, apesar de manter alguns dos nutrientes, o ingrediente em sua forma natural é sempre a melhor opção.

Na hora de comprar um enlatado, fique atento ao rótulo. O ideal é preferir os que apresentam as menores quantidade de sódio, conservantes e aromatizantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: