X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Estudo relaciona consumo de alimentos ultraprocessados à envelhecimento de células


Imagem ilustrativa da imagem Estudo relaciona consumo de alimentos ultraprocessados à envelhecimento de células
DNA |  Foto: Internet

Um estudo feito pela Universidade de Navarra, na Espanha, apontou que o consumo de alimentos ultraprocessados, como salgadinhos de pacote, pratos prontos congelados, refrigerantes e biscoitos industrializados, estão ligados ao envelhecimento das células.

A pesquisa foi publicada no American Journal of Clinical Nutrition e apresentada nesta segunda (31) no Congresso Europeu e Internacional de Obesidade.

A pesquisa, feita com 886 idosos, analisou as dietas dessas pessoas, além dos telômeros dos cromossomos, que funcionam como uma capa protetora que conservam a integridade do DNA.

Os cientistas apontaram que conforme o consumo desse tipo de alimento era maior, o paciente apresentava frequentemente telômeros mais curtos e, consequentemente, menos proteção para o material genético.

O estudo constatou que os participantes que se alimentava de ultraprocessados três ou mais vezes por dia tinham um risco 82% maior de ter telômeros curtos em relação aos que consumiam menos de duas porções diárias.

“Acreditamos que a associação observada entre o consumo de alimentos ultraprocessados e o risco de ter telômeros curtos pode ser explicada por maior ingestão de sal, gordura saturada e açucar, bem como ingestão inadequadas de fibras e micronutrientes", disseram os cientistas no estudo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: