X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Saúde e bem-estar

Consumo de vinho sobe 72% na pandemia no Brasil


Imagem ilustrativa da imagem Consumo de vinho sobe 72% na pandemia no Brasil
|  Foto: Divulgação

Enfrentando a quarentena em casa, o brasileiro alterou alguns padrões de consumo, resultando em um crescimento em algumas categorias, entre elas a de bebidas alcoólicas.

Em especial. o consumo de vinhos no Brasil subiu 72% na pandemia. De acordo com dados da Ideal Consulting, abril, maio e junho de 2020, o brasileiro bateu o recorde histórico de 2,81 litros por pessoa. Mas, essa marca preocupa os médicos.

“O consumo de álcool e outras drogas têm aumentando muito nesse período, assim como as doenças mentais. A bebida alcoólica, por exemplo, vai atuar no cérebro de tal maneira que com o tempo a pessoa vai desenvolver um consumo prejudicial, que, em alguns casos, pode levar à dependência química”, alerta o presidente da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (Apes), Valdir Ribeiro Campos.

Ele explicou que no caso do álcool, o tempo do isolamento social de quase cinco meses não é suficiente para desenvolver uma dependência, como o crack, que as pessoas podem desenvolver um vício com quatro semanas.

“No caso do álcool a pessoa pode desenvolver uma fase antes da dependência, que pode estimular a violência, trazer problemas físicos como gastrite”.

Nosso corpo registra hábitos, segundo a psicóloga Lucélia de Paula. “Se crio hábitos ruins como comer ou beber compulsivamente, o hábito não vai passar só porque a pandemia passou. Algumas pessoas vão precisar de ajuda. Não espere a pandemia passar para regular o comportamento”.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: