Como a rede de apoio pode ser aliada no tratamento contra a depressão
Psiquiatra Francislainy Dal'Col afirma que o tratamento é complexo, sendo necessário um conjunto de ações para bons resultados
Escute essa reportagem

Ao perceber os sinais da depressão, a busca por orientação médica é fundamental. A psiquiatra Francislainy Dal'Col afirma que o tratamento é complexo, sendo necessário um conjunto de ações para bons resultados, incluindo suporte familiar e de amigos.
“Para o tratamento ter sucesso, a rede de apoio é muito importante. A pessoa se sente acolhida ao ter com quem contar”.
Para o psicoterapeuta Frank Ehrenfried, especialista em saúde da mente, combinar o tratamento medicamentoso com a terapia traz resultados melhores e mais rápidos.
“Estou trazendo um novo tratamento para depressão resistente, aquela que as pessoas já fizeram de tudo e nada funcionou. Ele une o uso da cetamina com a terapia. Cerca de 70% a 80% das pessoas que têm essa depressão acabam não tendo mais depressão. Centenas de clínicas oferecem isso nos EUA”.
Sob controle

A microempreendedora Roberta Borsoi, de 43 anos, conta que a depressão está controlada. Tudo começou, dez anos atrás, quando pessoas começaram a difamá-la e persegui-la quando estava grávida da primeira filha.
“Eu era influente na época e tinha um grupo de cirurgia plástica. Eu era influencer, embora essa profissão não existisse na época. Uma pessoa começou a me perseguir e isso foi entrando na minha cabeça. Me chamavam de vários nomes, coisas pesadas. Tive depressão pós-parto, engordei quase 60 quilos. Mas fiz tratamento, incluindo bariátrica, e hoje estou controlada”.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários