X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Rio libera calçadões das praias, atividades no mar e igrejas a partir de amanhã


Imagem ilustrativa da imagem Rio libera calçadões das praias, atividades no mar e igrejas a partir de amanhã
Movimento tranquilo na Praia de Copacabana, durante a pandemia |  Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Rio de Janeiro inicia, nesta terça-feira (02), uma fase para retomada das atividades, em meio à pandemia do coronavírus. Chamado de "Rio de Novo", programa de desconfinamento, lançado nesta segunda pelo prefeito Marcelo Crivella, conta com seis etapas na capital fluminense.

A primeira fase, as atividades físicas individuais ao ar livre ficam liberadas nos calçadões das praias e no mar, assim como em parques. Os centros de treinamentos esportivos poderão funcionar sem imprensa e sem público.

Já a segunda fase conta com a reabertura de shoppings, com regras, e a volta dos campeonatos de futebol (sem a presença da torcida).

Crivella, que comemorou o fim da fila para leitos de UTI no município, prolongar o afastamento social tem levado a um aumento de mortes por outras doenças que necessitam de atendimento médico. Para o prefeito, o isolamento tem feito com que pessoas que necessitam de tratamento em hospitais não procurem ajuda. "É muito importante que estejamos preocupados com outras comorbidades", disse.

Segundo a prefeitura, a ideia inicial é avançar etapas a cada 15 dias, a partir do monitoramento de dados como a capacidade de resposta do sistema de saúde e o nível de transmissão do novo coronavírus.

Na fase 3, as lojas de rua poderão ser abertas, assim como restaurantes, que poderão funcionar com 50% das mesas, e academias e salões de beleza, sob agendamento. A fase 3 prevê ainda a reabertura de creches municipais para crianças a partir de dois anos e das escolas de ensino fundamental 2, da 5ª à 9ª séries.

"Hoje, prolongar o afastamento pode trazer benefícios para a Covid mas traz prejuízos para a população que está falecendo de outras comorbidades, casos urgentes que precisam voltar ao tratamento", disse Crivella.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: