X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Ricardo Passamani, o jovem que trocou a medicina pelo altar


Imagem ilustrativa da imagem Ricardo Passamani, o jovem que trocou a medicina pelo altar
Ricardo Passamani será ordenado padre no próximo dia 25 |  Foto: Divulgação / Arquidiocese de Vitória

Há 9 anos, Ricardo Passamani tomou uma decisão que mudou radicalmente a sua vida (e que no futuro poderá mudar a vida de outras pessoas): deixar a carreira na medicina para seguir sua vocação religiosa. Ricardo é um dos seis diáconos transitórios da Arquidiocese de Vitória que serão ordenados padres no próximo dia 25 de julho, na Catedral Metropolitana de Vitória.

Hoje aos 33 anos, Ricardo diz que não se arrepende, mas sim que está cada dia orgulhoso da decisão que tomou. Ele tomou a decisão de entrar para o seminário e se tornar padre enquanto fazia a residência médica para Infectologia, no Hospital das Clínicas. Antes, havia se formado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo.

"Uns três anos antes de tomar esta decisão, eu descobri um mundo novo e a doutrina católica me fez ver um modo diferente de enxergar o mundo. Os meus ideais foram transformados e eu vi que era algo que estava escondido dentro de mim. Foi um sentimento muito forte e eu decidi que mais pessoas precisavam conhecer esta verdade. Para isso, eu precisava tomar uma decisão", afirmou.

Ele relembrou que seu professor ainda tentou convencê-lo a terminar o curso, pois queria conhecer um "Padre formado em Infectologia". Mas a vocação falou mais forte: "Se eu não tomasse a decisão ali e esperasse mais três anos, eu poderia ter desistido. Então disse, é agora ou nunca. Não foi uma decisão fácil", relembrou.

Imagem ilustrativa da imagem Ricardo Passamani, o jovem que trocou a medicina pelo altar
Ricardo, entre os pais Cristiane e Paulo |  Foto: Divulgação / Arquidiocese de Vitória

Nascido em Conceição da Barra, filho de Paulo e Cristiane e irmão de Roberta, o seminarista contou que seu contato com a Igreja Católica começou na juventude. Na infância ele foi batizado, mas não teve o acompanhamento na comunidade.

No momento em que precisava definir o rumo de sua vida, ouviu uma palavra de ânimo dos pais. "Minha mãe recebeu bem a notícia e me apoiou. Meu pai não. Ele foi contra. No entanto, ele me disse que 'não se sentia no direito de impedir a vontade de Deus' e me apoiou. Eu nunca desobedeci o meu pai e se ele tivesse sido totalmente contra eu teria desistido. Mas ele me apoiou e hoje os dois estão muito felizes com esta decisão", disse.

Ricardo Passamani recebeu neste sábado, a notícia do Arcebispo de Vitória que será Vigário Paroquial da Paróquia da Virgem Maria em Itacibá, Cariacica.

A poucos dias de ser ordenado padre, em pleno período de pandemia e que o mundo enfrenta tantas mudanças, Ricardo já se prepara para os desafios que virão. "Este talvez seja o momento mais complicado para todos, mas outros já existiram e outros existirão. O sacerdote, no entant, continua tendo o mesmo papel: ser um mensageiro da esperança", afirmou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: