X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Internacional

Repressão a protestos no Iraque deixa um morto e 25 feridos


Ao menos um manifestante morreu e outros 25 ficaram feridos durante confrontos com forças de segurança nesta sexta-feira (17) em Bagdá, informaram fontes médicas e de segurança.

O conflito ocorreu quando um grupo de manifestantes tentou cruzar uma ponte sobre o rio Tigre, no centro da capital iraquiana, e foi reprimido pelos agentes.

A polícia de choque lançou bombas de gás lacrimogêneo e um manifestante atingido no peito por um desses artefatos morreu, disseram fontes médicas e de segurança a agências de notícias.

Desde 1º de outubro, o Iraque vem sendo sacudido por um amplo movimento de protesto contra os dirigentes do país, acusados de corrupção e incompetência.

Os protestos são duramente reprimidos e já deixaram 460 mortos -quase todos manifestantes- e mais de 25 mil feridos.

A ponte fica próxima à praça Tahrir, onde milhares estão acampados há meses, e o acesso à passagem tem sido restringido por autoridades.

"Sabotadores atacaram as barricadas na área da ponte Sinak e forças de segurança estão usando métodos não letais para pará-los há horas", disse um porta-voz do primeiro-ministro.

Apesar de o movimento ter se reduzido recentemente, os manifestantes voltaram às ruas na semana passada, determinados a manter suas reivindicações, apesar de a atenção ter se voltado para a ameaça de um conflito entre Irã e Estados Unidos, após Donald Trump ter ordenado a morte de um general iraniano em um aeroporto do Iraque.

Na última sexta-feira, homens armados mataram dois jornalistas locais que cobriam protestos na cidade de Basra, no sul do país.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: