X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Cidades

Recorde de multas por alta velocidade no Estado


Imagem ilustrativa da imagem Recorde de multas por alta velocidade no Estado
Radar e semáforo em Vila Velha: motoristas não estão respeitando as leis de trânsito e acabam sendo multados |  Foto: Dayana Souza - 07/10/2019

Apesar do isolamento social ter reduzido o número de veículos nas ruas do Estado, a multa por excesso de velocidade bateu recorde no mês de abril.

Dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES) mostram que 24 mil condutores foram flagrados acima da velocidade permitida no primeiro mês completo de quarentena. A média é bem superior à do ano passado, quando 13 mil foram multados no mesmo período.

O mês de abril deste ano superou, inclusive, o número de multas aplicadas em janeiro, que historicamente é o período com mais infrações cometidas por conta das férias e do verão – foram 18 mil no primeiro mês do ano.

“A tendência seria reduzir o número de multas, pois a pandemia trouxe uma redução na circulação de veículos. Esperávamos um trânsito mais tranquilo, mas o que vimos foi um cenário bastante assustador”, afirmou a diretora técnica do Detran-ES, Edina de Almeida Poleto.

Como o sistema de multas continua o mesmo, a diretora do Detran acredita que esse aumento está diretamente ligado ao comportamento dos motoristas durante a pandemia.

“Menos carros estão na rua, então muitos estão se aproveitando disso para correr mais. Em épocas normais, com o fluxo mais intenso no trânsito, é mais difícil fazer isso”, afirmou Edina.

É tanto que a multa por excesso de velocidade foi a única que aumentou, ao lado do avanço de sinal vermelho. Houve redução em todas as outras infrações, como falar ao celular enquanto dirige e estacionar em local proibido.

“Mas por conta do momento, muitos acreditam que os radares não estão funcionando, o que não é verdade”, ressaltou a Edina.

Acidentes

O resultado da imprudência tem como reflexo o número de vítimas fatais em acidentes de trânsito. Com 44 mortos, o mês de abril superou janeiro, quando 42 pessoas perderam a vida nas ruas e estradas. O aumento foi mais expressivo nos municípios de Vitória, Serra e Pancas, na região Noroeste do Estado.

A maioria desses acidentes com vítimas fatais está ligada ao excesso de velocidade, segundo o Detran-ES.

Redução em multas por embriaguez

Diferente do excesso de velocidade, a aplicação de multas por dirigir sob o efeito do álcool reduziu em abril, no primeiro mês completo de isolamento social. Com apenas 64 infrações, foi o menor índice do ano no Estado.

A explicação, no entanto, não tem relação com o comportamento do motorista durante a pandemia, e sim com a forma como a fiscalização está acontecendo.

Por conta do risco de contaminação do coronavírus com as gotículas de saliva, a Polícia Militar deixou de utilizar o chamado bafômetro a distância – aquele que identifica pelo ar se o condutor ingeriu bebida alcoólica.

“Como o motorista precisa fazer o sopro no ar, a possibilidade de contágio é maior. Por isso, passamos a concentrar mais a fiscalização no bafômetro convencional, já que usamos um canudo para cada sobro e é mais seguro”, afirmou o capitão Teothônio, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

O bafômetro a distância ajudava na efetividade da fiscalização. Com ele, foram 125 multas em janeiro e 115 em fevereiro. Sem o equipamento, o número caiu para 68 em março e 64 em abril.

“Mesmo assim, a fiscalização continua. Não estamos fazendo blitz específica, mas estamos flagrando embriaguez”, disse o capitão.


Saiba mais


Excesso de velocidade

  • Abril de 2019: 13.425 multas

  • Abril de 2020: 24.655 multas

  • O número de multas aumentou mesmo com menos veículos na rua por conta da pandemia.

Evolução por mês

  • Janeiro (Historicamente o mês com mais multas): 18.023 multas

  • Fevereiro: 16.469

  • Março(início da quarentena): 17.062

  • Abril (mês completo de quarentena): 24.655

Fonte: Departamento Estadual de Trânsito (Detran-ES).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: