Recorde de fraudes com empréstimo consignado
Escute essa reportagem
Um total de 40.663 reclamações relacionadas ao consignado foram feitas entre janeiro e julho deste ano, de acordo com dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O número record é 127% maior do que o registrado em todo o ano passado.
A disparada de queixas levou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJPS) e o Ministério da Economia a iniciarem uma força-tarefa para combater fraudes e abusos contra o consumidor nas operações desse tipo de crédito.
A Senacon articulou com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) uma avaliação das instituições financeiras que operam o consignado. Além disso, iniciaram uma força-tarefa para estudar uma forma de ranquear infratores e criar campanhas educativas e um guia de boas práticas.
As fraudes são dos mais diversos tipos. Morador de Vila Velha, o analista de seguros Gabriel Pioto Ramos Sousa, 21, contou que a mãe dele é pensionista e que teve o dinheiro de um empréstimo consignado depositado na conta dela, sem ter feito a solicitação.
“O banco disse que ela tinha feito a solicitação. Ela explicou que não, então pediu para ver o contrato. Nele estava a assinatura dela de solteira, que ela não usava mais. Além disso, a documentação foi recebida em uma data que ela estava viajando”, revelou.
A advogada especialista em direito previdenciário Catarine Mulinare lembrou que 80% dos benefícios previdenciários são de um salário mínimo, muitos deles pagos a pessoas iletradas ou de pouco conhecimento, que acabam caindo em golpes. “É papel do governo proteger essa população e garantir a ordem social”.
Antônio de Castro Reis, coordenador do Sindicato Nacional dos Aposentados no Espírito Santo (Sindnapi-ES), explicou que o assédio aos aposentados para fazer o consignado é grande demais. “As financeiras ficam sabendo da aprovação da aposentadoria antes dos aposentados. Mas oficialmente essas informações não são fornecidas.
Eles conseguem de forma ilícita”. A reportagem procurou o INSS, mas não recebeu retorno até o fechamento da edição.
No Procon Estadual, entre as principais reclamações está a de empréstimos concedidos automaticamente sem consentimento do consumidor.
Idosos são mais vulneráveis, alertam especialistas
Muitos idosos aposentados passam por dificuldades financeiras e são extremamente vulneráveis, sem familiares que possam ajudá-los, de acordo com o advogado Renan Fontana, especialista em Direito do Consumidor.
“Essas são as vítimas perfeitas desse tipo de fraude. Muitas vezes, esses idosos também são analfabetos. O fraudador, que já é experiente, os assedia por telefone. A operadora de crédito fala que atua em nome do banco, ganhando a confiança dessas pessoas”, explicou.
O profissional recomenda que o aposentado sempre fique atento ao receber qualquer ligação de terceiros solicitado cópias de documentos.
“Com a pandemia, esse tipo de contato para enviar documentos por meios virtuais se tornou comum. Sempre oriento os clientes para que nunca enviem cópia de documentos a pessoas estranhas, e semestralmente acessar o histórico consignado junto ao INSS, com o fim de verificar se há alguma irregularidade”, ressaltou Fontana.
Normalmente, as pessoas que se aproveitam de idosos atraem as vítimas pela conversa, segundo a psicóloga Cláudia Calil.
“Os criminosos estudam o idoso, pressupõem comportamentos, falam de músicas antigas e fingem que são amigos da vítima. As famílias precisam orientar os idosos a não conversar com estranhos, a não falar da sua vida, pessoalmente ou ao telefone.”
Saiba mais
Fraudes mais comuns
-
Criminosos entram em contato com aposentados alegando ser do INSS. Conseguem os dados e fazem o empréstimo consignado em nome deles.
-
Bancos e financeiras conseguem de forma ilegal os dados dos beneficiários do INSS e começam o assédio oferecendo empréstimo antes mesmo de eles saberem que tiveram a aposentadoria aprovada.
Procon
-
De janeiro até ontem o Procon estadual recebeu 374 reclamações sobre o assunto. No mesmo período do ano passado foram 286.
-
Entre as principais demandas estão empréstimos automáticos sem consentimento do consumidor.
O que fazer
-
Existem diversas formas de resolver problemas envolvendo empréstimo consignado. Em alguns casos é possível resolver com o auxílio do Procon. Se não for possível, outro caminho é buscar a Justiça.
-
As vítimas de fraude também podem registrar a ocorrência na delegacia ou realizar o registro por meio do site delegaciaonline.sesp.es.gov.br.
-
Disque-Denúncia: 181.
Fonte: Procon estadual e INSS.
Comentários