Xandão vermelho
Coluna foi publicada nesta quarta-feira (29)
Escute essa reportagem
Bolsonaristas estão divididos quanto ao grau de enfrentamento à indicação de Flávio Dino para o STF. Um ato na Paulista está previsto para dezembro, mas há dúvidas se realmente vai acontecer. Reservadamente, muitos admitem ter medo da atitude que Dino terá como ministro. Consideram que ele é uma espécie de Alexandre de Moraes piorado: vingativo, debochado e, o que seria mais grave, comunista. Além disso, a avaliação é que o esforço será em vão, pois a indicação deve ser aprovada.
Titular
Segundo petistas, Lula chegou mesmo à conclusão de que precisaria de um “camisa 10” como Dino no STF após a vitória de Javier Milei na Argentina. A avaliação é que o triunfo animou os bolsonaristas e os fortalece muito politicamente. Pior ainda pode ocorrer se Donald Trump for eleito no ano que vem.
CVC
Um grupo de 50 bolsonaristas já confirmou presença na posse de Javier Milei como presidente da Argentina, em 10 de dezembro. A caravana inclui deputados como Bia Kicis (PL-DF), Ricardo Salles (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP), senadores como Magno Malta (PL-ES) e Ciro Nogueira (PP-PI), influenciadores e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).
Angry Birds 1
Ex-deputado federal e ex-senador pelo PSDB, José Aníbal vai disputar a presidência do partido. Ele, que ocupou o posto entre 2001 e 2003, tem feito articulações em busca de apoios e terá o ex-governador de Goiás Marconi Perillo como adversário na convenção desta quarta (29) e quinta (30), em Brasília.
Angry Birds 2
Perillo conta com o apoio do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, que voltou a concentrar força no partido. Outros grupos avaliam lançar o líder da bancada na Câmara, Adolfo Viana (BA). O atual presidente, Eduardo Leite, não deve buscar novo mandato e não declarou apoio a ninguém.
Capitania…
O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região anulou na terça-feira (28) a eleição da Faesp (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), comandada desde 1975 por Fábio Meirelles e que seria assumida pelo seu filho, Tirso Meirelles, que encabeçava a chapa única da disputa.
…hereditária
Paulo Junqueira, ruralista ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), acionou a Justiça após ter tido sua chapa com mais de 50 produtores rurais barrada pela atual gestão, que argumentou que a documentação entregue estava incompleta e foi complementada fora do prazo. A Justiça determinou também publicação de novo edital de convocação das eleições no prazo de dez dias.
Oi, sumido
Conhecido por ter chamado o Brasil de “anão diplomático” em 2014, o ex-porta-voz da chancelaria israelense Yigal Palmor diz que a atitude do País no atual conflito com o Hamas é “decepcionante”. “Posso dizer que a posição oficial do Brasil é decepcionante, mas prefiro não elaborar”, diz, em mensagem ao Painel.
Vamos em frente
Segundo ele, sua afirmação de nove anos atrás, feita após o Brasil condenar uma ação israelense anterior em Gaza, recebeu uma “superexposição”. “Eu não gostaria que isso retornasse agora, com a situação estando tão sensível e volátil”, afirmou Palmor, hoje diretor na Agência Judaica para Israel, que promove a imigração de judeus para o País.
Speed Dating
O presidente Lula deve ter reuniões bilaterais com o secretário-geral da ONU, António Guterres, os presidentes da França, Emmanuel Macron, e de Israel, Isaac Herzog, e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, durante a COP28, em Dubai. O papa Francisco estava na lista, mas cancelou a visita à conferência por motivos de saúde.
Espeto corrido
O presidente também tem previstos encontros com o fundador da Microsoft, Bill Gates, e um representante da União Africana. Deve discutir a guerra no Oriente Médio, desigualdade e temas ambientais.
Selo
A Embratur vai adequar seus indicadores de monitoramento às diretrizes da OMT (Organização Mundial do Turismo), agência da ONU, com objetivo de elaborar políticas públicas para incentivar o turismo internacional no Brasil. Os dados devem se tornar uma espécie de IDH da sustentabilidade no turismo, um indicador que ajudará o país a se adaptar ao padrão reconhecido internacionalmente.
Inimigo comum
A CPI da Enel na Câmara Municipal de SP uniu na oposição à empresa vereadores de campos opostos. Entre eles Jorge Wilson Filho, do Republicanos, e Elaine do Quilombo Periférico, do Psol. O presidente da comissão é João Jorge, líder do PSDB na Casa. Em entrevista ao Painel, o tucano disse que a CPI tende a recomendar que a Prefeitura busque o encerramento de contrato com a empresa.
Comentários